Rui Car
28/05/2022 11h35

Conheça oito filmes considerados “ícones” entre a comunidade geek

Desde Harry Potter até Senhor dos Anéis, incontáveis são as histórias que marcaram a construção da comunidade nerd ao longo dos anos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Internet

Foto: Reprodução / Internet

Delta Ativa

Ainda em alusão às comemorações da data que celebra o Orgulho Geek em todo o mundo, homenageado anualmente no dia 25 de maio, separei para a coluna desta semana uma lista com oito filmes que representam grande parte da comunidade nerd.

 

As produções são também indispensáveis para qualquer bom amante de cinema. Bora lá?!

 

O Guia do Mochileiros das Galáxias

 

Lançado em 2005, O Guia do Mochileiros das Galáxias é homônimo do livro escrito por Douglas Adams, que deu origem às celebrações do dia do orgulho geek – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

Foi por conta dele que o Dia do Orgulho Geek nasceu, então nada mais justo do que iniciarmos a lista também por este filme.

 

“O Guia do Mochileiros das Galáxias” foi lançado em 2005, e conta a história de Arthur Dent, um homem mediano que descobre que seu melhor amigo é, na verdade, um extraterrestre. Como se isso não bastasse, ele fica sabendo que seu planeta está prestes a ser destruído.

 

É movido pelo anseio de salvar a Terra que Arthur decide pegar uma carona em uma nave espacial, para combater os inimigos.

 

Ao passo que começa a desvendar o universo, decide pôr no papel tudo o que as pessoas precisam saber sobre a galáxia, e claro, o que deveriam levar em uma viagem pelo espaço. Mais tarde, suas anotações virariam um famoso livro.

 

Star Wars

 

Primeiro filme da saga Star Wars foi lançado em 1977 – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

A história de fantasia se passa em uma galáxia muito distante, formada por diferentes planetas e habitada pelos mais curiosos seres.

 

Toda a trama gira em torno de uma disputa política, com uma pitada de tragédia. O personagem principal é Anakin Skywalker, um jedi que tem todos os seus pensamentos bons transformados pelo lado sombrio das forças. Assim, ele transforma-se no vilão da franquia, Darth Vader.

 

A narrativa é altamente complexa, envolvendo inúmeros personagens, como a Princesa Leia, mas deixa até mesmo os não amantes da ficção científica apaixonados. Ao todo, a saga conta com nove filmes. A ordem completa você pode conferir neste link.

 

De Volta Para o Futuro

 

Filme envolve viagem no tempo, um dos temas mais amados pelos geeks – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

O filme de 1985 narra as aventuras de Marty McFly, um jovem que aciona sem querer uma máquina do tempo, construída pelo cientista Emmet Brown. A partir disso, ele retorna aos anos 50, causando inúmeras confusões na cronologia temporal.

 

Naquela longínqua época, ele conhece sua mãe antes de ela casar-se com seu pai. O problema é que a mulher se apaixona pelo próprio filho, pondo em risco sua própria existência, pois os desdobramentos poderiam alterar todo o futuro. A situação o forçou a servir de cupido para seus pais.

 

Será que funcionou? A resposta você descobre na plataforma de streaming Star Plus.

 

Senhor dos Anéis

 

Saga deverá ganhar uma série derivada neste ano, intitulada “Os Anéis do Poder”, que está em produção pela Amazon Prime – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

Um clássico da cultura geek, a trilogia “Senhor dos Anéis” deriva dos livros de fantasia escritos pelo britânico J. R. R. Tolkien.

 

Em uma pequena vila habitada apenas por hobbits, o pequeno Frodo recebe de presente de seu tio um anel mágico, que contém poderes malignos, capazes de destruir toda a Terra Média.

 

Com a intenção de destruir o anel e salvar todo o povo, Frodo dá início a uma árdua jornada, na qual deverá encarar inúmeros percalços.

 

Ao seu lado, unem-se outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago extremamente poderoso. Juntos, eles formam a Sociedade do Anel. Toda a trajetória pode ser vista na plataforma HBO Max, que também conta com a trilogia “O Hobbit”, antecedente de “Senhor dos Anéis”.

 

Os Vingadores

 

Os Vingadores são, talvez, o maior grupo de fantasia e heroísmo idolatrado pelos nerds ao redor do mundo – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

Ovacionados em todo o mundo, não há quem nunca tenha ouvido falar ou assistido um trechinho dos filmes dos Vingadores. Com uma franquia milionária, a trama toda gira em torno dos super-heróis Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.

 

Juntos, e com a ajuda de outros heróis (às vezes até mesmo com auxílio de vilões e de anti-heróis), como o Pantera Negra, o Homem-Aranha e o Doutor Estranho, eles combatem raças alienígenas e ajudam – ou melhor, atrapalham levemente – a população terráquea.

 

Os filmes da franquia foram lançados no início dos anos 2000, e já totalizam 23 títulos. Recentemente, novas séries estão sendo produzidas pelo Disney Plus, como um adicional às narrativas dos longas-metragens. Já foram ao ar, por exemplo, “Loki”, “WandaVision” e “What If”.

 

Matrix

 

Filme de ficção científica foi lançado em 1999 – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

Com uma continuação lançada recentemente na HBO Max, a franquia “Matrix” gira em torno de um jovem programador, que é atormentado por estranhos pesadelos onde seu corpo está sempre conectado a imensos sistemas de computadores do futuro.

 

Com o passar dos dias e com a repetição dos sonhos, ele passa a duvidar da sua realidade. É quando ele encontra Morpheus e Trinity e descobre ser vítima do matrix, que nada mais é do que um sistema artificial e inteligente que manipula a mente humana.

 

Ele é capaz de criar ilusões do mundo real enquanto usa os cérebros das pessoas e seus corpos para produzir energia e se sustentar. Interessante, não? O longa nos faz até mesmo ficar questionando a nossa própria vivência e ações.

 

Harry Potter

 

Franquia de sete livros e oito filmes é um sucesso entre a geração dos anos 1990 e 2000, que acompanhou de perto o lançamento da história do bruxinho mais famoso do mundo – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

Das histórias escritas por J. K. Rowling, nasceram oito filmes, que conquistaram toda uma geração. “Harry Potter” conta a história de Harry, um menino que, ainda bebê, derrotou o bruxo mais poderoso de todos os tempos, Lord Voldemort.

 

Onze anos após as trevas sucumbirem, chega a hora de Harry traçar o seu caminho no mundo da magia, e ir para Hogwarts, uma escola de bruxaria que proporcionaria momentos inesquecíveis ao lado de pessoas que ele considera como sua segunda família, visto que seus pais morreram na mesma noite em que Voldemort foi derrotado.

 

É lá que, ao lado de Rony e Hermione, ele aprende sobre seu próprio destino, e luta ao lado de seres mágicos e poderosos, ano após ano, incansavelmente. As histórias do bruxinho mais fofo e querido mundialmente estão disponíveis na HBO Max.

 

Duna

 

Remake foi lançado em 2021, e teve em seu elenco a estrela Timothée Chalamet – Foto: Internet/Reprodução/ND

Foto: Internet / Reprodução

 

Chegando ao fim de nossa lista com mais um filme de ficção científica, mas desta vez no futuro da humanidade. Em “Duna”, o duque Leto Atreides aceita administrar o desértico planeta Arrakis, de onde provém a substância mais valiosa do universo, conhecida como melange.

 

A especiaria prolonga a vida humana, e é cobiçada por diferentes famílias.

 
 

É assim que Leto, no poder da melange, leva sua família até Arrakis, também conhecida como Duna pela população local. Lá, ele assume as operações de mineração da especiaria, que são atacadas constantemente pelos vermes que moram na areia do planeta.

 

Ele precisa ainda encarar uma traição inesperada, o que leva sua mulher, Jessica, e seu filho, Paul, às mãos do povo Fremen, nativos de Arrakis. Com eles, Jessica e Paul descobrem como viver em meio aos vermes, e tentam recuperar o que foi tomado de sua família.

 

Fonte: Yasmin Mior / ND+
Anderle Telhas e Acessórios