Rui Car
06/02/2018 14h55

Conheça os principais benefícios do chá de picão ao organismo

Mas em que casos são recomendados o chá do picão?

Assistência Familiar Alto Vale
Adilson Barroso - Ambientalista

Adilson Barroso - Ambientalista

Delta Ativa

A planta popularmente conhecida como picão é cientificamente chamada de Bidens pilosa. Dependendo de sua região, também é conhecida como carrapicho, erva-picão, picão-preto, macela-do-campo entre outros apelidos. Está erva é facilmente encontrada na África, Filipinas, Caribe e América do Sul.

 

O que muita gente não sabe é que o chá preparado a partir desta erva possui inúmeros benefícios à saúde, combate diversos males e previne algumas doenças. Isso porque suas propriedades tem ações antidiabéticas, antioxidantes, antissépticas, antiespasmódicas, anti-ulcerosas, diurética e hepatoprotetoras.

 

Mas em que casos são recomendados o chá do picão? Conheça suas utilidades e indicações:

 

Hemorroidas e úlceras: Uma compressa feita com o chá de picão pode curar úlceras e hemorroidas. Deve-se mergulhar um pano limpo no chá coado ainda morno e aplica-los nas áreas afetadas.

 

Retenção de líquido: devido à suas propriedades diuréticas, este chá é capaz de eliminar a água retida no organismo através da urina, acabando com os inchaços provocados pelo corpo. Tanto é intenso sua eficácia, que é recomendado não exagerar na dose para que não sofra uma desidratação.

 

Desintoxicação do fígado: devido às suas propriedades hepatoprotetoras, a erva previne fígado de diversos males e ainda equilibra o seu funcionamento.

 

Diminuição do açúcar no sangue: por ser hipoglicemiante, a planta tem o poder de diminuir níveis de açúcar no sangue, porém, seu uso é delicado e deve ser recomendado pelo médico.

 

Congestionamento nasal: pode ser usado na higienização das vias nasais com o propósito de descongestionar e facilitar a respiração e diminuir a tosse, depois de uma gripe ou resfriado forte.

 

Picadas de insetos: o chá de picão ajuda no tratamento e recuperação das irritações na pele, causadas por picadas de insetos, pois diminui a ardência, dor e coceira no local.

 

Para preparar o chá, siga as instruções a seguir:

 

Leve ao fogo, uma panela com um litro de água. Adicione três colheres de sopa da erva e aguarde até que levante fervura. Após o procedimento, tampe a panela e deixe repousa por dez minutos. É aconselhável consumir duas xícaras do chá de picão por dia.

Justen Celulares