Rui Car
19/12/2018 16h00 - Atualizado em 19/12/2018 16h03

Conselhos para evitar o suor excessivo

Você sofre com isso?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Se você é uma daquelas pessoas que suam sem controle, vai gostar destas dicas. A transpiração é algo natural, mas é considerada socialmente desagradável por seu forte cheiro, pelas manchas que causa nas roupas e o incômodo que provoca.

 

A transpiração excessiva é conhecida como hiperidrose e é mais comum do que imaginamos. Ela não ocorre apenas nas axilas, mas também nos pés, nas mãos e na testa. Este excesso de suor incomoda muito a pessoa que sofre com ele, mas com os conselhos simples da Dra. Ariana Sánchez, a situação pode melhorar.

 

CONSELHOS PARA EVITAR A TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA

Alimentos condimentados

As pessoas que suam muito e não sabem como controlar o suor devem evitar comer alimentos condimentados. Os molhos e condimentos intensificam o odor corporal, e se você tem tendência a suar, a situação piora. Isso acontece com alimentos como o curry, o alho, a anchova, especiarias, etc.

 

Depile-se

Embora pareça mentira, quando o suor sai das nossas glândulas ele não tem cheiro algum. O odor desagradável surge quando ele se coloniza com bactérias presentes na nossa pele devido às mudanças de pH. O nome formal deste mau cheiro corporal é bromidrose, e pode ser prevenido com hábitos de higiene e depilação. Obviamente, se você sua no rosto, nas mãos ou nos pés, a higiene será suficiente, mas se a transpiração excessiva ocorre na virilha, nas axilas ou na região íntima, a depilação ajuda a prevenir os maus odores.

 

A depilação ajuda a evitar o mau cheiro do suor (Gtres)
 

Zinco

O zinco pode ser seu grande aliado na luta contra o suor corporal. Ele é essencial para o nosso organismo, pois é necessário para que o sistema imunológico funcione de forma apropriada. Este mineral também participa da divisão e do crescimento das células, bem como da cicatrização de feridas e do metabolismo dos carboidratos. Por último, o zinco é necessário para os sentidos do olfato e do paladar, e age nas glândulas sudoríparas, eliminando o suor excessivo nas axilas.

 

Desodorante

Usar desodorante é, obviamente, algo necessário, mas qual das opções presentes no mercado é a melhor? Esta é a grande questão. O desodorante mais indicado é aquele que não obstrui os poros nem causa coceira. É preciso que o mesmo seja dermatologicamente testado. Também existem desodorantes para os pés e as mãos, que podem ser encontrados na farmácia ou recomendados por um médico especialista.

Escolha o desodorante certo para combater a transpiração excessiva (Gtres)
 
 

Roupas de algodão

As peças de algodão evitam que a umidade fique dentro da pele. É preciso usar roupas de tecidos que permitam a liberação desta umidade corporal, porque se ela ficar retida, irá provocar a transpiração excessiva, causando manchas e maus odores.

 

Água e limão

A água com limão em jejum tem vários benefícios e é um remédio caseiro e simples para que, aos poucos, a quantidade de suor vá diminuindo.

Água e limão contra a transpiração excessiva (Gtres)
 

Se mesmo com todas estas dicas você não conseguir controlar o excesso de suor, é aconselhável consultar um médico para analisar seu caso específico e obter soluções alternativas, como alguns tratamentos inovadores que já existem atualmente.

 

Você sofre com o suor excessivo? Já experimentou aplicar alguma destas dicas? Tem outras recomendações que possam ajudar a enfrentar este problema?

 

Anna Sanchez

Justen Celulares