Rui Car
18/09/2017 08h17

Criatura estranha encontrada em praia do Texas após furacão Harvey é identificada

Acredita-se que o furacão Harvey tenha tirado a criatura das profundezas do mar

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

O mundo inteiro ficou curioso para saber exatamente qual era o animal encontrado numa praia do estado do Texas, após a passagem do furacão Harvey. A criatura de cor marrom, com um formato semelhante ao de uma serpente grotesca e inchada – por estar em estado de decomposição – media quase um metro e não tinha rosto, mas vários dentes afiados.

 

Preeti Desai, uma jovem apaixonada por fotografia, encontrou a estranha criatura enquanto passeava por uma praia em Texas City, a cerca de 15 quilômetros de Galveston, e usou o Twitter para tentar descobrir que tipo de animal era aquele.

 

Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

A pergunta chegou ao biólogo Kennet Tighe, que identificou a criatura como uma enguia da espécie Aplatophis chauliodus.

 

Tighe também informou que o animal pode pertencer a outras duas espécies, já que “estas três espécies podem ser encontradas no Texas e têm dentes grandes, como presas,” conforme disse à BBC.

 

As enguias com dentes, geralmente vivem no Atlântico Ocidental, em tocas entre 30 e 90 metros de profundidade, numa região que vai desde o Golfo do México até a Guiana Francesa. Elas vivem “somente com o focinho e os olhos expostos, e se alimentam de outros peixes e crustáceos,” de acordo com o Fish Base, uma base de dados online sobre espécies marinhas.

 

A enguia também pode pertencer às espécies Bathyuroconger vicinus ou Xenomystax congroides.

 

“Todas estas três espécies são encontradas na costa do Texas e têm dentes grandes, como presas,” disse Tighe à Earth Touch News. “É uma pena que não seja possível ver claramente a ponta do rabo. Isso permitiria diferenciar entre ophichthid e congrids. ”

 

Desay deixou o animal na praia “para que a natureza seguisse seu curso,” mas ao ver o sucesso que teve, brincou que iria precisar de “um agente” para representá-la.

 

Acredita-se que o furacão Harvey tenha tirado a criatura das profundezas do mar e a arrastado até a areia da praia.

 

 

Benito Kozman

Justen Celulares