Rui Car
13/02/2017 09h05 - Atualizado em 13/02/2017 08h17

A curiosa história do único gato que já viajou ao espaço

Alguns dias depois, os franceses fizeram uma nova tentativa com outro gato

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

A corrida espacial deixou momentos históricos como o sucesso do Sputnik, o voo de Yuri Gagarin, o passeio espacial de Leonov e, obviamente, a chegada do homem à Lua. Sabemos que a participação de animais nos programas soviéticos e norte-americanos foi de fundamental importância para conseguir alcançar as grandes conquistas dos seres humanos, posteriormente.

 

Albert, Able, Sam, Ham… os norte-americanos optaram por enviar macacos ao espaço, e a história de muitos deles é bem conhecida. No lado russo os cães foram os eleitos, e provavelmente muitas pessoas conhecem a história de Laika, o primeiro ser vivo a chegar ao espaço.

 

No entanto, até pouco tempo, muitos desconheciam o plano dos franceses que, em seu incipiente programa espacial no início dos anos 60, escolheram uma opção bastante curiosa: os gatos.

 

A escolha dos felinos é bastante surpreendente, dado que, apesar de hoje serem os reis da Internet e do YouTube, os gatos não parecem ser os animais mais obedientes do mundo, e muito menos os ideais para passar por um treinamento rigoroso. Apesar disso, após algumas tentativas com ratos, os franceses decidiram que os felinos seriam mais apropriados para estas tarefas do que os roedores.

 

 

Eles selecionaram quatorze gatos que foram submetidos a todo tipo de testes, durante várias semanas. No final do período, dois candidatos foram selecionados: um gato chamado Felix e uma gata chamada Felicette, que seria a suplente. O restante dos felinos não foi aprovado nos testes, e segundo os preparadores, a razão para a reprovação foi… o sobrepeso.

 

A data escolhida para o lançamento foi 18 de outubro de 1963, mas neste mesmo dia, Felix, o gato escolhido para alcançar a glória, conseguiu escapar. Parece inacreditável, mas o felino não aparecia em nenhum lugar, e seus cuidadores não sabiam dizer onde ele havia se metido.

 

Diante da fuga inesperada de Felix, a próxima na “linha de sucessão” era a gata Felicette, que finalmente se transformaria no primeiro felino a viajar ao espaço.

 

O lançamento foi realizado em 18 de outubro de 1963
 

Na manhã do lançamento, após Felix ter sido oficialmente declarado como fugitivo, a gata Felicette subiu a bordo do foguete Veronique, tornando-se a primeira gata espacial.

 

O lançamento foi um sucesso e Felicette alcançou o espaço, chegando a uma altura de 156 quilômetros (lembremos que a linha imaginária que delimita o espaço aéreo e o espaço se situa na altura de 100 quilômetros).

 

Durante pouco mais de cinco minutos a gata conviveu com a falta de gravidade, e finalmente a cápsula retornou à Terra, treze minutos após seu lançamento. Felicette estava em boas condições e o voo havia sido um sucesso.

 

Alguns dias depois, os franceses fizeram uma nova tentativa com outro gato, mas infelizmente o foguete explodiu e o programa de felinos espaciais acabou sendo cancelado, deixando Felicette como a primeira e única gata a viajar ao espaço.

 

 

Javier Peláez
Yahoo Noticias

Justen Celulares