Rui Car
28/08/2018 08h43

Descubra um erro cometido por muitos usuários de lentes de contato

Mas qual é o impacto ambiental causado pelas lentes descartadas?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Lentes de contato são uma invenção majestosa, que permite que aqueles com dificuldades de visão possam enxergar normalmente sem o uso de óculos. Elas também são práticas e descartáveis.

 

Mas qual é o impacto ambiental causado pelas lentes descartadas? E como fazer para jogá-las fora, da maneira mais consciente possível?

 

Muitas pessoas jogam sua lente na privada após o uso, outras simplesmente jogam fora no lixo comum. O problema é que essas lentes de contato plásticas estão contribuindo para a poluição mundial de plástico.

 

De acordo com o novo estudo feito pela Universidade do Estado do Arizona, você não deve descartar suas lentes usadas no ralo ou descarga. A pesquisa diz que essas pequenas peças de plástico podem acabar em estações de tratamento de esgoto ou em fazendas, e podem ser quebradas em perigosos micro plásticos, danosos à vida selvagem e ao meio ambiente.

 
 

Lentes de contato que são descartadas pelo esgoto aumentam em muito a poluição de micro plásticos no ecossistema, descoberta feita por um estudo a nível nacional pelos cientistas da @ASUBiodesign

 

Com seu resultado apresentado no 256º Encontro e Exposição Nacional da Sociedade Americana de Farmácia (ACS), o estudo revelou que cerca de 14 bilhões de lentes são descartadas todo ano nos Estados Unidos, então dá para imaginar a enorme quantidade de micro plástico que entra no ecossistema.

 

Charles Rolsky, estudante de pós-doutorado que estava apresentando o trabalho, disse que descobriu que de 15 a 20% dos americanos estão descartando as lentes no banheiro ou na pia. “Esse é um número bem grande, considerando que por volta de 1,8 a 3,36 bilhões de lentes descem pelo ralo todo ano, cerca de 20 a 23 toneladas de plástico” disse ele.

 

A pesquisa teve foco em 13 diferentes marcas americanas de lentes de contato, feitas de nove tipos de polímeros diferentes. Depois de realizada a pesquisa, os cientistas estão pedindo para que os fabricantes de lentes forneçam aos consumidores informação sobre como descartar o produto da melhor maneira possível.

 

Como descartar suas lentes de contato

O problema é que as lentes de contato são muito pequenas e, por isso, não são recicláveis. Logo, o melhor jeito de joga-las fora é no lixo doméstico, junto com outros dejetos sólidos.

 

A melhor opção

Lentes de contato permanentes, diferentemente das descartáveis, são melhores para o meio ambiente, uma vez que geram menos resíduo plástico. Melhor ainda seria a utilização de óculos. Os autores do estudo sugerem que “um resultado desejável a longo prazo seria a utilização de polímeros que fossem fabricados de forma a serem inertes durante o uso, mas degradáveis após serem jogadas na natureza”.

 

 

Katie Avis-Riordan

Justen Celulares