Rui Car
06/04/2017 15h10 - Atualizado em 06/04/2017 13h42

Detentora do título de mulher com “coxas mais mortais do mundo” também tem celulite

Ela, como todo mundo, tem dias de baixa autoestima corporal

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Kortney Olson, a mulher com as “coxas mais mortais do mundo”, não tem medo de exibir a sua força, ou as suas celulites.

 

Em meio a vídeos seus destruindo melancias e abóboras com as coxas, a estrela do Instagram e fundadora da Grrrl Clothing, uma marca de roupas de ginástica com foco em todos os tipos de corpos cujo objetivo é empoderar as mulheres, compartilhou uma foto mostrando suas celulites.

 

“Para alguém que treina como um monstro e ganhou o título de ‘mulher com as coxas mais mortais do mundo’ de @therealstanlee … Eu acho que posso dizer que ter celulite faz parte de ser humana,” diz a legenda. “Mas como passamos nossas vidas inteiras vendo anúncios que são retocados e ‘perfeitos’, fomos programados para pensar que algo está errado conosco quando somos ‘humanos’. Na semana passada eu me esqueci disso: apesar de todos os meus esforços (nem uma gota de álcool em mais de 7 anos, treinos 5-6 vezes por semana, alimentação saudável), eu ainda tenho dias, ou até semanas, em que não me sinto bem. Como podemos fazer o nosso melhor se estamos preocupados e com medo da nossa aparência ser ruim?”

 

Kortney, como todo mundo, tem dias de baixa autoestima corporal, mas ela tenta superar isso postando ambos os lados do seu corpo: as imagens perfeitamente posadas e com boa iluminação e as mais reais, confrontando as emoções negativas, subsequentes, que as fotos podem despertar nela. “Nós podemos ter dias ruins. Podemos ganhar alguns quilos, perder alguns quilos, ter celulite, não ter celulite – é tudo normal e é tudo bonito. Não temos que ser positivos o tempo todo, todos os dias, e ter pensamentos negativos é normal,” disse Kortney ao Yahoo Beauty. “Mas como fomos programados vendo imagens retocadas de corpos em anúncios desde o nascimento, alterar esta programação no nosso subconsciente requer muito trabalho. Mas assim como algo pode ser reprogramado em um computador (como um software antivírus obsoleto), nós também podemos remover estas crenças antigas de que para sermos bonitos precisamos ser ‘perfeitos’”.

 

Quão normal é ter celulite? Aproximadamente 90% das mulheres a têm. “Embora ambos os hormônios [estrogênio e testosterona] sejam encontrados nos dois sexos, os homens têm pouco estrogênio, motivo pelo qual raramente vemos celulites em seus corpos. Entender onde você está pode ser muito importante para a compreensão e aceitação,” Kortney afirma.

 

Ela culpa a falta de representatividade na mídia por criar a ideia de que ter celulite não é normal. “Marcas como Nike e Adidas só usam modelos magras em seus anúncios. O que isso causa na autoestima de 95% das mulheres é chocante,” Kortney diz. “Muitas mulheres veem seus traços normais humanos e suas funções corporais como ‘falhas’, quando na verdade o único motivo pelo qual eles são vistos como falhas, e não algo normal, é o que as capas das revistas e os anúncios nos dizem”.

 

Para combater este problema, a Grrrl Clothing trabalha apenas com imagens sem retoques de mulheres em forma, com corpos próximos ao tamanho médio da população. Kortney também incentiva as mulheres a pararem de publicar imagens de si mesmas usando filtros de beleza que promovem um padrão irreal.

 

Ainda assim, como a maioria das mulheres, Kortney não está imune aos pensamentos negativos, mas segue um plano de ação para reduzir a sua influência:

 

  1. Ela recomenda fazer uma faxina das suas redes sociais. “Pare de seguir perfis ou mulheres ‘inspiradoras’ que usam aplicativos de beleza e filtros pesados,” diz ela. “Em vez disso, siga mulheres que promovem um estilo de vida saudável. Procure hashtags como #bodypositive #bopo #reallife, ou a minha preferida, #grrrlarmy.”
  2. Pare de comprar revistas que glorificam um padrão inalcançável de beleza. “Quando você tem uma quantidade enorme de dinheiro, pode ter uma aparência jovem para sempre,” ela diz.
  3. Tire um tempo para si mesma e cuide do seu corpo e mente.
  4. Trabalhe para mudar a sua perspectiva. É mais fácil falar do que fazer, mas a melhor dica de Kortney é “começar a pensar no seu corpo como um bem, e não como algo ruim”. Ela gosta de listar as coisas pelas quais é grata, mantendo a perspectiva sobre suas habilidades e o trabalho que seu corpo faz por ela.
  5. “O mais importante, seja útil: quando ajudamos os outros, nós preenchemos aquele vazio de não sermos suficientemente bons,” Kortney afirma.

 

Devon Kelley
Assistant Beauty Editor
Yahoo Beauty

Justen Celulares