Rui Car
30/03/2017 09h55 - Atualizado em 30/03/2017 08h18

Detox para os cabelos: como voltar à sua cor natural

Como voltar a um tom natural mais escuro?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Não importa se você quer recuperar seu tom natural por uma questão de saúde capilar, porque é tendência, ou simplesmente porque não quer ser escrava da tinta. Se este é o seu objetivo, você precisa de uma detox capilar.

 

Tenha muita paciência

Em primeiro lugar, se você está pensando em abandonar a tinta e voltar à sua cor natural, é importante deixar a pressa de lado e entender que vai ser preciso ter paciência, já que trata-se de um processo lento e gradual. O tempo necessário dependerá do tom da sua base e da tintura que você tem usado até o momento.

 

Como voltar a um tom natural mais escuro

Se a sua cor natural é mais escura do que a atual, você tem várias opções:

 

  • Aplique um banho de cor. Esta é uma das técnicas mais aconselhadas pelos especialistas quando a diferença de cor não é tão grande, ou quando as mechas são muito finas. Com o banho de cor você dará luz e brilho às suas madeixas.
  • Escurecer usando um tom parecido com a sua base. Se há muita diferença entre a sua cor natural e a atual, é possível que seja necessário aplicar, nas primeiras vezes, meio tom mais escuro na raiz, no meio e nas pontas. Será preciso ter paciência e você não poderá recuperar a cor natural na primeira aplicação, mas o processo vai valer a pena.
  • Uma opção, embora um pouco mais radical, é cortar o cabelo. Se você tem mechas muito claras, principalmente nas pontas, esta será a melhor alternativa. Seu cabelo ficará mais saudável e será mais fácil escurecê-lo usando uma das técnicas anteriores.

 

Como voltar a um tom natural mais claro

Se a sua cor natural é mais clara do que a atual, você pode optar por alguma destas técnicas:

 

  • Se você só tingiu os fios uma vez, basta fazer um tratamento demaquilante para o cabelo. Desta forma, os pigmentos artificiais poderão ser removidos com facilidade.
  • Se faz tempo que você tinge o cabelo com tonalidades mais escuras, será necessário fazer um tratamento progressivo. Para não danificar o cabelo, ele deve ser clareado de forma suave e gradual, reduzindo somente meio tom por vez e fazendo um tratamento hidratante ao acabar.
  • Outra opção para clarear cabelos que tenham sido tingidos durante muito tempo é a aplicação de mechas ou reflexos suaves. Os pigmentos artificiais serão clareados de forma gradual até o momento em que será possível fazer um tratamento demaquilante.

 

A importância da hidratação

Se você tem o cabelo tingido, sabe que é fundamental mantê-lo sempre bem hidratado. Se o que você quer é recuperar sua cor natural, será preciso intensificar ainda mais os cuidados, já que para fazer isso seus fios continuarão passando por técnicas de coloração até chegarem ao tom normal. Além disso, quanto mais hidratado o cabelo estiver, melhor receberá os novos pigmentos.

 

Outras recomendações

Ao longo do processo de detox capilar é indispensável usar um xampu sem parabenos ou sulfatos, e evitar o uso de ferramentas de calor, como a chapinha. Desta forma, evitaremos que a nova cor se desgaste durante esta etapa.

 

Laura Martínez Linde
Doctissimo

Justen Celulares