Rui Car
18/07/2017 10h45 - Atualizado em 18/07/2017 08h23

Dois estudos acabam de revelar o benefício mais importante do café para a saúde

A moderação é fundamental!

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Uma xícara (ou, vamos ser honestos, três xícaras) de café por dia não apenas afasta o mau humor e o sono, mas também pode aumentar a sua longevidade.

 

Dois estudos recentes, publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, confirmaram o benefício mais importante do café para a saúde: ele pode nos ajudar a viver mais. Os dois estudos analisaram os hábitos de consumo de café de mais de 700 mil pessoas nos Estados Unidos e em dez países europeus, ao longo de 16 anos, focando especificamente os índices de mortalidade entre consumidores de café em populações não-brancas. Os resultados mostraram que as pessoas que consumiram mais café tenderam a apresentar um risco menor de morrer durante o período do estudo do que aquelas que bebiam menos ou não bebiam nenhum café.

 

O estudo conduzido nos Estados Unidos examinou pessoas de descendência afro-americana, japonesa e latina, e descobriu que beber quatro ou mais xícaras de café por dia, significava um risco 18% menor de morte prematura durante os 16 anos de monitoramento da pesquisa científica. Este benefício não foi observado apenas nos viciados em café, já que aqueles que bebiam uma única xícara diária também apresentaram um risco 12% menor de morte em comparação com os que não bebiam.

 

É interessante notar que esta vantagem foi observada tanto no caso dos adeptos das versões cafeinadas quanto dos que escolhem o café descafeinado, o que sugere que a cafeína não é o componente mais relevante para os efeitos benéficos da bebida. Os responsáveis podem ser os antioxidantes, que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes e de alguns tipos de câncer.

 

No estudo conduzido na Europa, foram identificados benefícios similares. Os participantes que bebiam mais café apresentaram um risco entre 7% e 12% menor de morte prematura, em comparação com pessoas que não consumiam a bebida.

 

Embora estas descobertas possam nos ajudar a justificar os muitos cafés que tomamos em alguns dias, elas certamente não significam que devemos começar a tomar café em todas as refeições, com a esperança de viver até os 120 anos. Assim como acontece com a maioria das coisas na vida, a moderação é fundamental!

 

 

Victoria Messina

Justen Celulares