Rui Car
04/08/2017 09h05 - Atualizado em 04/08/2017 08h17

Dores de dente, eczema e outras 5 ótimas utilidades do leite materno

Picolés de leite materno podem ajudar a acalmar as gengivas dos bebês

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Os benefícios de alimentar bebês com o leite materno são conhecidos há anos, mas alguns pontos positivos desse leite podem surpreender você.

 

Alguns pais divulgaram nas redes sociais algumas receitas caseiras, feitas com leite materno, para tratar irritações de pele em bebês, como a eczema.

 

E parece que há alguma ciência por trás disso. De acordo com um estudo feito no Irã, o leite materno é tão eficiente quanto pomadas que contém um por cento de hidrocortisona, frequentemente prescritas para tratar eczema.

 

104 bebês que tiveram essa irritação de pele participaram do estudo.

 

Cinquenta deles foram tratados com pomadas contendo 1% de hidrocortisona e 54 foram tratados com o leite materno.

 

Quase 82% dos bebês tratados com leite materno mostraram melhorias após 21 dias de tratamento, assim como três quartos (76%) dos bebês tratados com a pomada.

 

E tratar eczema não é única utilidade sensacional para o leite materno. Então, para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, listamos outros usos tão incríveis quanto o primeiro. (Nota: por favor, não use leite materno para fazer brownies como essa mãe fez!)

 

Tratamento para infecções de ouvido

Embora estudos sugiram que a amamentação pode contribuir para a baixa incidência de otites em bebês, alguns especialistas acreditam que os anticorpos no leite materno podem ajudar a tratar infecções de ouvido. O Dr. Joseph Mercola sugere que os pais coloquem de 3 a 4 gotas na entrada do canal auditivo (não diretamente nele) de duas em duas horas. A infecção deve melhorar entre 24 e 48 horas.

 

Tratamento para infecções nos olhos

De acordo com alguns estudos, o leite materno tem se provado um tratamento eficiente para conjuntivite e outras infecções de olhos em recém-nascidos. Pergunte ao Ben Fogle! Alguns sites dedicados a criação de filhos também sugerem que o leite materno funciona. Mães que já tentaram o tratamento sugerem que basta colocar algumas gotas de leite no olho para curar as infecções mais rapidamente. “O leite materno tem sido usado pelas mães (provavelmente há muitos anos) para tratar conjuntivite infecciosa”, disse Debbi Donovan, consultora de lactação, certificada, ao iVillage. Mas é melhor não tentar isso sozinha, até que você tenha conversado com o pediatra da criança ou com um profissional de saúde.

 

Aliviar as dores da dentição

Seu bebê está sofrendo enquanto os dentinhos de leite rompem? Tente colocar o leite materno numa forminha de picolé e deixe-o congelar. Sam Faiers jura que dar esses picolés para o bebê funciona! Quando a dor começar, os picolés de leite materno ajudarão a acalmar as gengivas da criança.

 

Cura contra assaduras

O leite materno contém hidratantes naturais que podem acelerar o processo de cura das assaduras. Especialistas recomendam lavar a área com água limpa e, em seguida, esfregar o leite materno diretamente sobre a erupção, deixando secar antes de colocar outra fralda.

O leite materno tem alguns usos surpreendentes [foto: Getty]
 
 

Auxílio contra cortes ou picadas

Se você tem um corte que está queimando, coçando ou ardendo, uma gota de leite pode ajudar a desinfetá-lo. Especialistas acreditam que os anticorpos encontrados no leite materno, especialmente o lgA, podem ajudar a impedir que germes se multipliquem no local da lesão.

 

Remédio contra espinhas

Parece estranho, mas o leite materno pode ser um remédio natural contra espinhas. Segundo o que a cientista Dissaya Pornpattananangkul, da Universidade da Califórnia, San Diego, disse ao Telegraph, um componente encontrado no leite materno, chamado ácido láurico, pode ajudar a combater a acne. Melhor ainda, o tratamento não tem efeitos colaterais, já que estamos falando de um produto natural, o que não pode ser dito de outros tratamentos que causam vermelhidão e ardor. Não sei se estou pronta para abandonar meus cremes ainda, mas é bom saber.

 

Por favor, consulte um médico antes de usar o leite materno para tratar qualquer um dos problemas acima.

 

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares