Rui Car
14/06/2018 14h11

Dormir pouco (ou demais) pode prejudicar sua saúde, descobre estudo

Os pesquisadores analisaram por nove anos os dados de 133,608 coreanos

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Quem é que não gosta de ter umas horinhas a mais de sono? Ou quem é que nunca se viu sem tempo e teve que dormir menos do que gostaria? Pois segundo a ciência, ambos os casos podem fazer mal à nossa saúde.

 

Um estudo realizado pela Seoul National University descobriu que dormir pouco ou demais pode ocasionar uma variedade de problemas. Entre eles, pressão alta e aumento dos níveis de colesterol.

 

Os pesquisadores analisaram por nove anos os dados de 133,608 coreanos com idade entre 40 e 69 anos, sendo 44,930 homens e 88,678 mulheres. Eles foram divididos em quatro categorias de sono: entre seis e oito horas, entre oito e dez horas e mais de 10 horas de sono.

 

Descobriu-se que aqueles que dormem menos de seis horas são mais propensos a desenvolver síndrome metabólica do que aqueles que tem oito horas de sono. A síndrome metabólica se refere a uma variedade de condições, como aumento de açúcar no sangue, altos índices de colesterol e acumulo de gordura na região abdominal.

 

Já os que disseram dormir mais de 10 horas apresentaram os mesmos problemas, especialmente mulheres, que demonstraram ter maior excesso de gordura. “Nós observamos uma possível diferença de gênero entre a duração do sono e a síndrome metabólica, com uma associação entre síndrome metabólica e sono prolongado em mulheres e síndrome metabólica e sono curto em homens”, disse Claire E. Kim, que conduziu o estudo.

Justen Celulares