Rui Car
28/11/2020 09h15

Dupla de escritores lança livro sobre receitas típicas de Agrolândia

Livro foi um dos projetos contemplados pela Lei de Incentivo Cultural Elizabete Anderle e terá 500 cópias distribuídas à instituições

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa
“Sonho que se sonha junto é realidade”, disse a autora do livro Colher de Pau – Uma Coletânea de Receitas Típicas das Famílias de Agrolândia, recém lançado em Agrolândia, Maria Elizabete Siveira, que escreveu o projeto com seu colega e escritor Wagner Mikael Galisa. A escritora e pesquisadora idealizou esse projeto em um passeio a Treze Tílias, em 2018, quando conheceu a belíssima obra inspiração, Receitas Austríacas do Tirol Brasileiro, da autora Marli Dall Stella.
 
Entretanto, por necessitar de um investimento alto, o sonho ficou guardado na gaveta. Um ano depois, o Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, despertou novamente a ideia e uma forma de colocar o projeto em prática. Maria Elizabete se inscreveu no concurso com a ajuda de Wagner Mikael, e juntos foram em busca de receitas e histórias. O projeto foi acolhido e incentivados por pessoas incríveis, começando pelo Urbano José Dalcanale e mais de 70 famílias de Agrolândia, que participaram diretamente do livro. “Fomos premiados na categoria Artes Populares, com um prêmio em dinheiro, totalmente utilizado nas despesas de arte, diagramação e impressão do livro”, revelam.
 
O resultado é um resgate  saboroso de história e cultura. E a dupla já garante: “este será o primeiro de muitos”. “Tivemos muito trabalho, pouco tempo, mas o resultado final foi incrível”, contou Wagner. “Percorremos em 35 dias mais de 200 km dentro do município, coletando histórias e emoções”, revela.
 
Como o livro é resultado de um projeto social, a dupla de autores não irá comercializar os livros. Todos os exemplares serão doados para os Clubes de Mães, Apae, Associação de Artistas e artesãos, Escolas Municipais e Estaduais, e outras instituições. São ao todo 500 cópias que cada entidade poderá fazer o uso conforme a necessidade de cada. 
 
Os dois autores são servidores públicos municipais e membros da Academia de Letras de Agrolândia.

FONTE: PORTAL EXPRESSO


 
 
Justen Celulares