Rui Car
19/01/2017 16h10 - Atualizado em 19/01/2017 13h39

É preciso mesmo lavar as roupas novas antes de usá-las?

Por qual motivo?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

“Você não vai lavar isso antes de usar?”, minha irmã perguntou. Ela estava se referindo a uma camiseta muito legal que a minha mãe me deu no Natal (sua estampa mostra um Yorkshire parecido com a cadelinha da família, Zoe). “Lavar antes de usar?”, eu perguntei, chocada. “Mas está novinha!” Eu nunca lavo minhas roupas antes de usar. O motivo é que sou preguiçosa. Para mim, menos roupas para lavar é igual a mais felicidade. Além disso, nunca imaginei que uma roupa nova pudesse estar suja. É claro que algum estranho pode ter experimentado antes de mim, mas isso não deixaria a roupa realmente suja, certo? Porém, quanto mais eu pensava sobre isso, mais questionava minha própria teoria. E sendo ansiosa como sou, não parava de me sentir obcecada pela questão. Então, entrei em contato com especialistas para tirar tudo a limpo.

 

Lindsey Bordone, M.D, uma dermatologista credenciada da Columbia University Medical Center, diz que lava todas as roupas novas, sejam elas compradas numa loja física ou online. Seu raciocínio é que isso garante que quaisquer potenciais germes de outras pessoas sejam removidos da peça. Os corantes e produtos químicos utilizados em algumas roupas também podem causar irritação em peles sensíveis.

 

“Quando as roupas são enviadas por correio, elas recebem alguns conservantes para evitar que mofem durante o transporte, caso haja umidade”, diz Bordone. Por exemplo, resinas de formaldeído, frequentemente usadas para evitar o mofo e enrugamento, podem causar espinhas, diz Bordone. A maioria dos países regula a quantidade de formaldeído que pode ser utilizada em roupas, mas um estudo de 2010 feito pela U.S. Government Accountability Office constatou que alguns tecidos vendidos nos EUA excedem os níveis permitidos de produtos químicos, de acordo com o Wall Street Journal. O contato com a resina de formaldeído pode causar dermatite alérgica e irritações, caso a roupa não seja lavada antes de usar. Lavar antes de usar também pode remover corantes que causam irritação. “Alguns corantes, como os azuis, podem irritar a pele de algumas pessoas que são alérgicas”, diz Bordone. “Seria bom lavar suas roupas algumas vezes para remover o excesso de corante azul.”

 

Sobre a questão da transmissão de vírus, bactérias ou infecções pelas roupas, Will Kirby, M.D, dermatologista que atua em Hermosa Beach, Califórnia, diz que não é impossível — mas existe um risco muito pequeno. Os vírus e bactérias não são realmente “transportáveis” pelas roupas. “Se algo tocar a pele de outra pessoa muito rapidamente, as chances de isso ser um problema são extremamente pequenas”, diz Kirby. “É muito mais provável que você consiga uma infecção por tocar na maçaneta da porta de uma loja do que ao experimentar uma roupa.”

 

Bordone adverte que a sarna, um ácaro microscópio que pode infectar a pele, pode ser transmitido através das roupas. Mas, outra vez, Kirby garante que o risco é baixíssimo. Mas até mesmo ele faz uma ressalva: “se você comprou uma roupa íntima, é melhor lavá-la antes de usar. A região anal e vaginal são muito susceptíveis à transmissão de infecções”, diz ele.

 

Então, se a sua pele é sensível, lavar as roupas novas antes de usar pode ser uma boa ideia. Mas se não lavar, é muito difícil que isso cause algum problema. “As pessoas experimentam roupas em lojas há anos e nunca houve qualquer surto relacionado a isso”, diz Bordone. “Não acho que isso deva ser uma preocupação real para qualquer pessoa.”

 

Se vou ou não lavar minha camiseta do Yorkshire nova depois dessa matéria, deixarei vocês adivinharem.

 

 

Haley Goldberg
Self

Justen Celulares