Rui Car
01/08/2018 08h51

Eis a diferença entre perder gordura e perder peso

O personal trainer recomenda monitorar o progresso da sua gordura corporal

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Vivemos em um mundo onde a sociedade glorifica corpos magros, portanto é comum as pessoas dizerem que querem “perder peso”. Mas, como o personal trainer Max Weberapontou, em um recente post no Instagram, eles, na verdade, deveriam dizer que querem “perder gordura”. Porque “perda de peso” e “perda de gordura” são coisas completamente diferentes.

 

“Quando pensamos em perder peso, geralmente nos concentramos no número da balança”, escreveu Max.

 

“E, apesar de esse número ser uma boa referência para o seu progresso, é MUITO limitado. A razão para isso é que esse número (nosso peso) flutua o tempo todo – diariamente, toda hora e até a cada minuto. Isso significa que, se você está apenas monitorando seu ‘peso’, provavelmente não está tendo um panorama completo”, continuou ele.

 

Como explicou Max, o progresso da perda de gordura é muito mais “linear” do que o progresso da perda de peso, com um desenvolvimento mais estável, em vez de flutuar constantemente. Contextualizando, Max observa que “o nosso percentual de gordura corporal, ou massa magra, não flutua no momento em que bebemos um copo de água, ou fazemos uma refeição maior e pisamos na balança – apenas nosso peso corporal muda”.

 

E ele está completamente certo. Se você se pesar no começo do dia e depois novamente no final do dia, pode haver uma diferença considerável. Isso não significa que você tenha acumulado todo esse peso em gordura ao longo do dia. É o peso da água que faz com que o peso corporal flutue de forma intermitente.

Crédito da foto: stockvisual – Getty Images
 

É importante considerar o ponto de Max ao colocar suas expectativas sobre si mesmo em perspectiva; é um lembrete para não julgar simplesmente o número mostrado pela balança, o que muitas vezes pode lhe fazer sentir-se desmotivado. “É incrível acompanhar seu peso corporal, mas esse não é o panorama completo”, escreveu ele.

 

Em vez disso, o personal trainer recomenda monitorar o progresso da sua gordura corporal (se perder gordura for um dos seus objetivos) como forma de monitorar sua progressão. Outras coisas que Max sugere que se dê atenção ao avaliar seu progresso incluem:

 

  • Medidas
  • Fotos do progresso
  • Sua aparência / como você se sente
  • Desempenho / energia
  • Confiança
  • Como as roupas vestem

 

“Resumindo: à medida que você avança em suas metas de peso corporal, gordura corporal e composição corporal, não fique preso a somente uma variável para avaliar seu progresso! Concentre-se em múltiplas variáveis, porque coisas como peso corporal estão flutuando o tempo todo”, escreveu Max.

 

Então, da próxima vez que você pisar na balança e perceber que está um quilo a mais do que estava na semana passada, considere todos os fatores que podem ter interferido nesse valor, e não seja tão duro consigo mesmo.

 

Catriona Harvey-Jenner

Cosmo

Justen Celulares