Rui Car
07/06/2017 09h00 - Atualizado em 07/06/2017 08h59

Empresa visa trazer pacientes com morte cerebral “de volta à vida”

Os cientistas esperam ser capazes de criar novos neurônios

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Parece o enredo de um filme de terror – mas um novo experimento pretende regenerar os cérebros de pessoas que tiveram morte cerebral, injetando células-tronco neles. Uma empresa de biotecnologia americana, a Bioquark, está na fase final da preparação para testar a técnica no cérebro de pessoas que tiveram morte cerebral, mas que ainda sobrevivem através de aparelhos.

 

A empresa tentou começar os testes na índia no ano passado, mas as agências reguladoras locais não permitiram, segundo o Scientific American. A ideia é injetar células tronco na medula espinhal dos pacientes, juntamente com uma terapia de laser e estimulação elétrica.

 

Os cientistas esperam ser capazes de criar novos neurônios e estimular a conexão entre eles, trazendo o cérebro de volta à vida. Ira Pastor, CEO da Bioquark, disse: “Em nosso ponto de vista, não há magia nisso, então não faz sentido falar dos testes como se fossem algum feitiço. Por isso, precisamos adotar uma abordagem diferente”.

 

No ano passado, Pastor descreveu o trabalho da empresa como “um passo na direção de uma eventual reversão da morte”. Se os testes forem semelhantes ao que foi planejado no ano passado, participarão deles pessoas que comprovadamente tiveram morte cerebral e estão sendo mantidas vivas apenas por aparelhos – e elas serão monitoradas por vários meses.

 

Os pesquisadores esperam que as células do cérebro se regenerem, usando processos vistos no reino animal, em criaturas como salamandras.

 

 

Rob Waugh

Yahoo News UK

Justen Celulares