Rui Car
04/04/2019 09h01

Entenda a fissura labial, condição que afeita o filho de Isabel Hickmann

O primeiro passo após descoberta a condição é encontrar um médico que transmita confiança e tranquilidade

Assistência Familiar Alto Vale
Por Fernanda Meirelles - Yahoo!

Por Fernanda Meirelles - Yahoo!

Delta Ativa

A modelo Isabel Hickmann não imaginava que o nascimento de seu primeiro filho traria transformações e aprendizados tão intensos logo nos primeiros meses da maternidade. A irmã da apresentadora Ana Hickmann é mãe de Chico, de 4 meses, que possui fissura (ou fenda) lábio palatina, uma malformação em que o lábio (e/ou o céu da boca) é aberto. Isabel tem colecionado elogios pela coragem e sinceridade ao falar sem receios sobre o assunto em suas redes sociais.

 

Em entrevista ao Yahoo Brasil, a modelo contou sobre a descoberta difícil: “A primeira vez que você vê que seu filho é diferente é um impacto. Demorei alguns dias para digerir a notícia. Me deu muito medo, sim, mas depois entendi que aquilo não dependia de mim. Foi essencial perceber que a fenda era apenas uma característica física do meu filho”.

 

A modelo descobriu sobre a fissura ainda durante a gravidez, o que é possível a partir de um exame chamado ecografia morfológica, que normalmente é feito na vigésima semana de gestação.

 

Segundo Isabel, o primeiro passo após descoberta a condição é encontrar um médico que transmita confiança e tranquilidade. Depois disso, ela indica conversar com quem passa ou passou por uma situação parecida – além de ler e buscar mais informações sobre o assunto.

 

O tratamento

De acordo com o cirurgião pediátrico Alain Viegas Detobel e a enfermeira Elizane Kafer Weizenmann, ambos da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais (FundeF), é o tipo de fissura que determina quais serão os tratamentos – que podem incluir cirurgias reparadoras, atendimentos nutricionais, de enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, fisioterapia, serviço social e também otorrinolaringologia.

 

Um bebê com fissura lábio palatina pode começar a ser tratado logo após o nascimento. Antes de tudo, os pais receberão orientações gerais sobre cuidados básicos e alimentação. A cirurgia para fechamento do lábio é realizada a partir do quarto mês e a cirurgia para fechamento do palato (céu da boca) pode ser feita a partir dos 12 meses. As outras cirurgias acontecerão de acordo com a idade e com a necessidade apontada pelos médicos.

 

A amamentação

“O que mais temi antes de ele nascer foi como seria a amamentação. Ouvi de um médico que eu deveria me preparar para dar leite com o conta-gotas, porque ele não se alimentaria com facilidade.” Muitos bebês com fenda não conseguem mamar no peito, o que parecia ser o caso de Chico. Mas Isabel não desistiu: “Depois, ouvi de outro médico que nunca deveria duvidar da capacidade do ser humano. E foi verdade! Desde o primeiro dia, o Francisco surpreendeu a todos. Mesmo prematuro, mamou, ganhou peso, sorriu e se desenvolveu como qualquer criança saudável.”

 

Para a modelo, o maior aprendizado tem sido justamente perceber que não há limitação que não possa ser superada: “Acredito que ainda teremos muitos desafios, mas sei que só tenho a ganhar com todo este mundo que o Francisco está me apresentando.”

 

A repercussão na internet

 

Uma criança com fissura lábio palatina tem o mesmo desenvolvimento de outra sem a condição (apesar de manter-se atrelada a um centro de tratamento), mas muitos não sabem disso e, na internet, a falta de conhecimento de alguns seguidores acabou rendendo a Isabel críticas e comentários ofensivos. Mas ela não se abala:

 

“Uma coisa que levo em consideração é o peso da informação que trago ali. Foi na rede social que encontrei um pouco de conforto ao ver uma mãe postar a filha fissurada, mamando, vivendo a vida como qualquer outra pessoa. Ainda é pouca a disseminação da informação sobre as fendas. Eu mesma não sabia nada! Já que abrimos a nossa vida ao público, que seja de forma construtiva.”

 

A bandeira de Isabel agora é a tolerância e o respeito com as diferenças, afinal, “a fenda nunca foi um empecilho para nada nas nossas vidas”, conclui ela.

 

Precisa de ajuda ou seguir lendo sobre o assunto? A FundeF atua há 26 anos como referência nas áreas de fissura lábio palatina e deficiência auditiva. Acesse: http://www.fundef.org.br/

Justen Celulares