Rui Car
08/03/2018 15h27

Entenda por que você precisa parar de dividir a cama com seu animal de estimação

Você precisa parar de deixar que seu animal de estimação durma na sua cama

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Se você é o orgulhoso dono de um animal de estimação, sem dúvida você permite que ele se aconchegue em sua cama, mas há uma razão muito nojenta para parar de dormir junto com o seu amigo de quatro patas.

 

Uma pesquisa descobriu que quase metade (52%) dos donos de cães britânicos permitem que os animais durmam na cama com eles, e quase um terço (30%) faz isso todas as noites.

 

Parece que muita gente, inclusive, prefere os animais de estimação aos seus próprios parceiros, já que 18% dos entrevistados revelaram que preferem compartilhar a cama com seus bichinhos do que com seus companheiros amorosos.

 

Embora seja tentador se aconchegar com seu cão, você pode estar abrindo sua cama para uma infinidade de coisas indesejáveis, incluindo uma infestação de pulgas.

 

De acordo com a pesquisa, apesar do fato de mais da metade (54%) de nossos animais de estimação terem tido pulgas, em algum momento, um em cada dez (9%) donos ainda não sente a necessidade de aplicar um tratamento.

 

De forma preocupante, alguns donos não sabem se seus animais de estimação já tiveram pulgas, e mais de 15% admitiu que não saberiam reconhecer uma, se a vissem em seu bichinho, e mais da metade (57%) assumiu ainda não saber como é a aparência de um ovo de pulga.

 

Surpreendentemente, uma única pulga pode botar 50 ovos por dia, que caem dos pelos do animal e ficam espalhados pela casa, chocam e provocam infestações, principalmente em lugares como a sua cama quentinha e confortável.

 

Dormir com seu animal de estimação está impactando a sua saúde? [Foto: Getty]
 
 

Falando sobre as descobertas da pesquisa, conduzida pela Frontline Plus, o veterinário Marc Abraham disse: “Embora a pesquisa mostre o quanto amamos nossos animais de estimação, ela também revela uma certa confusão no que diz respeito ao tratamento contra as pulgas – como os 12% que acreditam que não terão ovos de pulgas em casa se o local estiver limpo, o que não necessariamente é verdade”.

 

“Seu animal pode pegar pulgas de diversos lugares e trazê-las para dentro de casa, onde elas se multiplicam,” continua ele.

 

“95% dos donos de animais de estimação não sabem quantos ovos uma pulga pode botar por dia, e não estão cientes de que eles podem cair, chocar e infestar a casa – uma única pulga pode botar até 50 ovos por dia! É importante quebrar o ciclo de vida das pulgas de várias formas, para evitar uma infestação – e isso significa proteger seu animal e o ambiente da sua casa aplicando um tratamento que combata as pulgas e seus ovos, já que este é um problema que ocorre durante o ano todo”.

 

O risco de infestações de pulgas é apenas uma das razões para impedir o acesso do seu animal à cama. Estes são outros três motivos…

 

Você vai dormir melhor

Você está tendo dificuldades para dormir? Seu cachorro pode ser o culpado. De acordo com um estudo recente da MayoClinic, dormir com seu cão pode reduzir drasticamente a eficiência do sono.

 

Os pesquisadores analisaram 40 adultos donos de cães. Nenhum deles estava sofrendo de transtornos do sono, e todos foram monitorados durante sete noites.

 

As descobertas mostraram que os seres humanos dormem muito melhor quando não estão aconchegados com seus cachorros.

 

“Os indivíduos que tinham um único cão em seu quarto mantiveram a boa eficiência do sono; no entanto, a posição do cachorro na cama, ou fora dela, fez diferença,” explicou o relatório.

 

Germes e bactérias

Você certamente adora observar seu animal de estimação brincando ao ar livre, mas é muito provável que ele entre em contato com algumas coisas desagradáveis, como por exemplo, fezes. A não ser que você esteja higienizando-o, sempre que ele entra em casa, essas coisas vão acabar chegando à sua cama.

 

A ideia de ter cocô na cama não é apenas muito nojenta, mas também uma forma fácil de transmitir bactérias, como E.coli e Salmonella, que têm implicações na sua saúde.

 

De repente aquele aconchego com seu bichinho na hora de dormir não está parecendo mais tão atrativo, não é?

 

Dormir com seu animal de estimação pode estar colocando sua saúde em risco [Foto: Getty]
 
 

Alergias

Mesmo que você não seja alérgico ao seu animal de estimação, enquanto ele ou ela está lá fora brincando, fazendo cocô ou cheirando coisas novas, é muito provável que seja exposto a diversas coisas às quais você é alérgico.

 

Estes alérgenos, como o pólen, podem ficar presos nos pelos do animal e serão transferidos para a sua cama. É aí que você começa a espirrar e ter outras reações alérgicas.

 

Será que vale a pena?

Justen Celulares