Rui Car
07/12/2022 11h41

Escola de SC cria álbum de figurinhas da Copa do Mundo com alunos como jogadores

Os estudante ganharam destaque no álbum de figurinhas feito pela turma

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Educa SC

Foto: Divulgação / Educa SC

Delta Ativa

Quem já colecionou o álbum de figurinhas da Copa do Mundo sabe que conseguir achar o seu jogador favorito é uma felicidade e tanto. Mas já pensou como seria criar um álbum em que você é o personagem da figurinha? Foi isso que os alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Gracinda Augusta Machado, em Imbituba, fizeram, dando vida às próprias figurinhas.

 

professora, Seliane Marcia Machado de Souza, foi a responsável por fazer a atividade com os alunos do quinto ano um e dois. Ela conta que foi a primeira vez que a escola fez uma atividade assim.

 

educadora fala que o objetivo do projeto era a consideração. “O maior objetivo do projeto foi a união e o respeito entre os colegas, escola e professor”, explica a Seliane. Que foi atingido.

 

Entretanto, por mais que criar um álbum possa parecer difícil, a professora menciona que não foi uma tarefa tão complicada. Ela explica que o projeto teve várias etapas:

 

 – Os alunos fizeram pesquisas sobre a história das copas, os países que já participaram e as bandeiras;

 

 – Depois, os estudantes fizeram um livro e desenhos sobre o assuntos;

 

 – Após isso, foi a hora da montagem do álbum dos craques da turma. Foram tiradas fotos de cada educando com a camisa amarela;

 

 – Com as fotos feitas, foram montadas as figurinhas no celular e depois mandadas para gráficas onde foram colocadas no papel adesivo;

 

 – As páginas do álbum também foram na gráfica. Cada aluno montou o seu e colou suas figurinhas.

 

Costumes da escola e participação dos alunos

 

Como qualquer outra instituição, é normal se ter vários projetos ao longo do ano. Mas em um ano de Copa do Mundo, é mais fácil ainda ver projetos que envolvem esse evento. Na EEB Gracinda Augusta Machado não foi diferente.

 

A professora conta que existem iniciativas durante todo o ano. “Trabalhamos com projetos durante o ano letivo para dar um melhor norteamento a nós professores dentro dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou ela.

 

E esse tipo de atividade sempre acaba atraindo a atenção de quem mais importa: os estudantes. Seliane fala que seus alunos, a cada semana, ficavam esperando alguma novidade sobre o projeto.

 

As figurinhas, principalmente, alguns guardaram umas pra colar em casa com a família. Outros nem queriam colar no álbum queriam guardar. Fora a escola que enfeitamos com todos os trabalhinhos feitos durante o projeto, falou a docente.

 

Curiosidades sobre o Álbum da Copa do Mundo

 

Para entender esse fascínio pelo álbum da copa, é importante saber algumas curiosidades. Então vamos lá:

 

 – Nos álbuns antigos, quando se olhava embaixo do local para colar a figurinha do jogador, se via muitos dados sobre o atleta. Mas, devido aos erros que acontecem por conta das convocações, agora os dados ficam no próprio cromo, para que você consiga colar a figurinha do jogador certo por cima do errado.

 

 – O Brasil é país que mais gasta quando o assunto é álbum. A Panini, responsável por lançar a publicação no país, chega a produzir 8 milhões de pacotes de figurinha por dia, com 5 cromos cada, totalizando 40 milhões de adesivos a cada 24 horas.

 

 – O primeiro álbum foi lançado no Brasil em 1950, quando a seleção acabou perdendo a final para o Uruguai.

 

 – Em 2022 a Panini lançou as “figurinhas raras”, que foram 80 figurinhas extras, que não são para colar no álbum e sim para colecionar. Ao todo, 20 jogadores foram selecionador, cada um com quatro versões: comum, bronze, prata e ouro. Cada versão indicava a sua raridade.

 

Acompanhe o Educa SC

 

Com matérias focadas na rotina dos alunos e professores, o Educa SC oferece quiz e materiais interativos que despertam a curiosidade e podem ser utilizados como um complemento do que está sendo ensinado em sala de aula. Seja na TV, no portal ou no podcast, o objetivo é dar visibilidade para a educação catarinense, conectando pessoas de todos os pontos do Estado.

 

Além do foco na escola, a plataforma disponibiliza conteúdos voltados para o Enem e conteúdos novos todos os dias. Os canais da TV estão no ar 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com conteúdo, aulas e reportagens especiais.

 

Fonte: Felipe Vecchio / ND+
Anuncie Aqui