Rui Car
01/10/2018 10h45 - Atualizado em 01/10/2018 09h22

Esse dermatologista acha que você deve largar de vez o seu hidratante

Para ser justo, o Dr. Obagi possui alguns produtos hidratantes em sua marca

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Quando eu penso nas mais supérfluas partes de meu arsenal de cuidados com a pele – os produtos que eu uso são mais divertidos que efetivos – penso sobre as gotas de reforço “desintoxicantes” que adiciono ao meu creme noturno, o esfoliante para as minhas sobrancelhas e as máscaras de folhas que fiz só para o meu pescoço. Mas eu nunca questionei a necessidade do meu hidratante. Na verdade, não posso decidir se o limpador de pele ou o hidratante é o melhor produto, mas se eu reduzisse minha rotina aos produtos essenciais, sobrariam esses dois. Por que alguém faria diferente?

 

Então fiquei perplexa quando me encontrei recentemente com o doutor Zein Obagi, um dermatologista de Beverly Hills e fundador da linha de cuidados corporais Pele Saudável ZO que me falou que usar um hidratante não só era uma perda de tempo, mas um potencial risco para a minha pele. “Quando você usa um hidratante diariamente, corre um grande risco de fazer sua pele envelhecer”, ele alertou. “Se você aplicar muito hidratante, sua pele se tornará sensível, seca, sem brilho e irá interferir na sua hidratação natural.

 

Qual é – você pergunta – a explicação científica por trás disso? Dr. Obagi acredita que a pele acaba viciando em repor a umidade, por isso deixa de fornecer a própria hidratação, vinda do corpo. E sua hidratação natural, ele diz, é o que realmente mantém seu corpo saudável e jovem. “A árvore se nutre do solo; não importa o quanto você regue-a, ela ficará seca”, acrescenta ele.

 

Isso faz sentido quando eu lembro da sabedoria reversa que era sempre citada nos meus tempos de adolescente: Quando você usa muito um redutor de espinhas na sua pele, ela responde produzindo mais óleo para compensar. “Quase nenhum dos meus pacientes atuais precisa de um hidratante”, explica ele. “O que toda a nossa pele realmente precisa é limpeza, estímulo e proteção”. Mesmo nas mudanças de tempo. Não importa o calendário, o hidratante não é necessário, acrescenta ele.

 

De fato, se você procurar em seu site a sua marca atual de produtos de cuidados com a pele, Pele Saudável ZO (ele vendeu sua linha de produtos médicos homônimos e ainda populares, nos anos 90), vai notar que não há uma categoria para hidratantes. Seu ceticismo para hidratantes é quase uma conspiração. “Minha percepção é de que existem muitos deles”, diz o médico. “Por ser muito fácil de formular e vender, a lavagem cerebral nas empresas de cosméticos começou no fim dos anos 50 e 60. Eles venderam para todo mundo uma ideia de que, com o passar do tempo sua pele iria envelhecer e secar. Isso não faz nenhum sentido.”

 

Então o que fazer se você está viciado em hidratantes? Obagi diz que você deve parar de usar, imediatamente – mesmo no inverno – e esperar de três a seis semanas. “Quando você interrompe o vício, sua pele pode ficar seca e irritada”, ele admite. “Sua pele pode sentir que perdeu algo ou que está doendo ou queimando, dependendo de quanto tempo você usou o hidratante.” Mas a interrupção vale a pena, afirma ele: “Quando os pacientes voltam, em cinco semanas, eles me agradecem. Isso desperta a pele e faz as células trabalharem em harmonia.”

 

O Dr. Obagi tem sido um revolucionário no ramo da dermatologia, mas eu achei que deveria ouvir uma segunda opinião, levando em consideração que passei boa parte da minha carreira em eventos de hidratantes patrocinados por dermatologistas, cientistas e especialistas em cuidados da face. “Eu tenho um grande respeito pelo Dr. Obagi, eu o considero um gênio e não discordo dele em nível algum”, diz a dermatologista de Nova Iorque, Dra. Doris Day, uma profissional a quem eu recorro frequentemente quando preciso de uma perspectiva equilibrada sobre o que ouço. “Mas quando o assunto é hidratar suficientemente a pele, isso varia de pessoa para pessoa.” Não se trata apenas de genética, ela explica, mas existem muitos outros fatores que trabalham contra nós. “No mundo de hoje, onde nós não controlamos o estresse e a exposição à poluição, o uso de loções e hidratantes pode fazer sentido”, continua ela. “Quanto mais você cuida da sua pele – às vezes usando loções, às vezes usando hidratantes – é mais fácil que você tenha uma pele saudável, bonita e resistente.”

 

Para ser justo, o Dr. Obagi possui alguns produtos hidratantes em sua marca (embora eles também tenham como função acalmar e hidratar) e existem exceções à regra, ele diz, como por exemplo, quando você está esquiando em temperaturas extremas ou viajando em um avião que suga a umidade do ar. A questão é usá-lo somente quando necessário e não tornar seu uso uma rotina. E qual deve ser a rotina recomendada? “Sempre lave seu rosto, use um esfoliante suave para limpá-lo e algum tipo de vitamina A para estimular sua regeneração. E se você ainda sentir sua pele seca, aplique então um tipo de hidratante especial”, explica ele.

 

Eu tenho feito muitas coisas em minha pele em nome do meu trabalho como escritora de beleza – tratamento de agulhas por todo o meu rosto, uso de lasers e massagem facial – mas a ideia de me livrar do meu hidrante de uma vez por todas, enquanto o sopro do inverno bate do meu pescoço, é completamente assustadora. Especialmente quando, como diz a Dra. Day, eu moro em Nova Iorque, uma das cidades mais estressantes e poluídas do mundo. Mas, em nome do jornalismo, eu posso tentar (e se for como a experiência da minha colega de trabalho Daniela Morosini, talvez isso não seja tão traumático, afinal). Mas se você acha que eu vou desistir de usar meu esfoliante de sobrancelha, pode esquecer.

 

Katie Becker

Refinery 29 UK

Justen Celulares