Rui Car
02/11/2017 10h45 - Atualizado em 02/11/2017 08h54

Esta pergunta simples fará com que ativistas anti-aborto estremeçam

E aí?

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

O escritor de ficção científica Patrick S. Tomlinson compartilhou, usando seu perfil na rede social Twitter, uma pergunta bastante interessante voltada para pessoas que são contra o aborto.

 

Segundo ele, sempre que o assunto surge, ele faz essa pergunta e, em dez anos, ninguém nunca a respondeu honestamente.

 

A questão

É um cenário simples com dois resultados. Ninguém nunca quer escolher um, porque a resposta correta destrói seu argumento.

 

Imagine a seguinte situação: você está em uma clínica de fertilidade. O alarme de incêndio toca. Você corre para a saída de emergência. No caminho, você ouve uma criança gritando por trás de uma porta. Você abre a porta, e encontra uma criança de cinco anos chorando por ajuda. No outro lado da sala, você detecta um recipiente congelado rotulado como “1.000 embriões humanos viáveis”. Neste ponto, a fumaça está aumentando. Você começa a sufocar. Você sabe que você só terá tempo de salvar um ou outro, mas não ambos, antes de sucumbir a inalação de fumaça, desmaiar e morrer, não salvando ninguém. Você: a) salva a criança, ou b) salva os mil embriões? Não há “c)”. A única outra alternativa é que todos morrem.

 

Claro, esse é um “experimento do pensamento”, de forma que você precisa confrontar o pior cenário possível, sem poder mudá-lo.

 

E isso é o que torna a questão tão interessante.

 

Moralidade

Se você acredita que a vida começa na concepção, e você acredita que as mulheres não devem poder abortar porque isso é o equivalente a um assassinato, então sem dúvida nenhuma você deveria escolher os mil embriões – você está salvando mil pessoas, ao invés de uma.

 

Para as pessoas a favor do aborto, a questão não é nenhum pouco complicada – elas salvariam a criança de cinco anos, porque não consideram os embriões bebês. Mas como qualquer pessoa no mundo poderia justificar deixar uma criança morrer para salvar um recipiente que nem sequer sabemos se se tornará algo vivo de verdade?

 

Se você realmente possui convicções pró-vida, você deve optar pela resposta a), e deve ter a decência de ser honesto e dizer que deixaria a criança morrer, mesmo que isso te faça parecer um monstro.

 

Afinal, muitos já soam cruéis mesmo quando argumentam que vítimas de estupro devem ser forçadas a dar à luz os bebês de seus atacantes.

 

E aí? Você acha que pode explicar como salvar 1.000 embriões pode ser uma opção válida sem parecer uma pessoa horrível? [Patheos]

Justen Celulares