Rui Car
08/11/2017 15h10 - Atualizado em 08/11/2017 13h51

Estudo aponta que remover duas frases do vocabulário nos ajuda a ter mais sucesso

Eles escreveram um livro sobre uma série de ajustes linguísticos em nosso vocabulário

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Diversos estudos já mostraram o quanto a linguagem pode afetar a forma como nos sentimos e nosso bem estar. Agora, um professor da Universidade de Stanford descobriu que usar as palavras corretamente pode nos fazer ter mais sucesso.

 

Bernard Roth, professor de engenharia, e Hasso Plattner, diretor acadêmico do Instituto Hasso Plattner de Design da Stanford, escreveram um livro sobre uma série de ajustes linguísticos em nosso vocabulário que podem ajudar a alcançar objetivos mais facilmente.

 

As duas indicações mais simples são: trocar o ‘mas’ pelo ‘e’ e o ‘tenho’ para ‘quero’. Para demonstrar, Bernard dá um exemplo. “Quero ir ao cinema, mas tenho trabalho a fazer”. O indicado seria dizer: “quero ir ao cinema e tenho trabalho a fazer.

 

De acordo com ele, usar a palavra ‘mas’ cria um conflito ou uma razão que muitas vezes não existem. “Se você substituir ‘mas’ com ‘e’ você estará dizendo a si mesmo que pode fazer as duas coisas, só precisa ajustar como”, aponta.

 

Já no caso do ‘tenho’ para ‘quero, ele dá mais um exemplo. “Este exercício é muito eficaz para que as pessoas percebam que o que eles fazem em suas vidas – mesmo as coisas que acham desagradáveis – são de fato o que eles escolheram. ‘Eu quero ir para o trabalho hoje’ em vez de ‘eu tenho que ir para o trabalho hoje’ garante que você comece melhor o seu dia”.

Justen Celulares