Rui Car
05/10/2017 15h07 - Atualizado em 05/10/2017 15h08

Estudo explica porque ainda sentimos vontade de comer quando estamos satisfeitos

No primeiro teste, os ratos foram colocados em uma caixa

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Você já se viu com vontade de comer mais mesmo depois de uma refeição completa? Pois saiba que isso é natural e um estudo acaba de explicar qual a razão de nosso organismo desenvolver essa sensação.

 

Pesquisadores da Universidade de Vermont descobriram que ao associarmos a sensação de satisfação com comer mais, isso faz com que se sinta ainda mais fome. Liderado pelos doutores Mark Bouton e Scott Schepers, o estudo foi realizado em 32 ratos ao longo de 12 dias.

 

No primeiro teste, os ratos foram colocados em uma caixa alimentados e poderiam receber quanta comida quisessem se pressionassem uma alavanca dentro do espaço em que estavam. Eventualmente, a alavanca parava de liberar mais alimento e assim, os ratos começaram a associar a satisfação com o recebimento de guloseimas e fome com abstinência de comida.

 

Quando o teste foi repetido, os cientistas perceberam que os ratos pressionavam mais a alavanca quando estavam cheios do que quando estavam com fome. “Os ratos que aprenderam a responder as comidas altamente saborosas quando estavam cheios e depois inibiam esse comportamento quando estavam com fome, tendiam a ter recaídas quando estavam cheios de novo”, explica Mark.

 

Se aplicado aos humanos, os resultados mostram que a ideia de se ter mais alimentos quando estamos cheios pode ser um impulso mais intenso do que os sentimentos físicos de fome.

Justen Celulares