Rui Car
04/10/2017 09h55 - Atualizado em 04/10/2017 08h15

Estudo indica que uma hora de exercício por semana pode prevenir depressão

Estas descobertas são animadoras

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Uma única hora de exercício por semana pode ser suficiente para prevenir a depressão, segundo um estudo.

 

Essa quantidade de atividade física seria suficiente para prevenir a depressão em 12% dos casos, diz o estudo da Noruega.

 

Os cientistas monitoraram os níveis de atividade física e os sintomas de depressão e ansiedade em quase 34 mil adultos noruegueses, ao longo de 11 anos.

 

Os resultados mostraram que as pessoas que relataram não fazer nenhum exercícios, no começo do estudo, tinham 44% mais chance de desenvolver depressão do que aquelas que dedicavam uma ou duas horas por semana a algum tipo de atividade física.

 

O líder da pesquisa, Dr. Samuel Harvey, do Black Dog Institute da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, disse: “Há algum tempo, sabemos que o exercício tem um papel importante no tratamento dos sintomas da depressão, mas esta é a primeira vez em que conseguimos quantificar o potencial preventivo da atividade física, em termos de reduzir futuros níveis de depressão”.

 

“Estas descobertas são animadoras pois mostram que mesmo quantidades relativamente pequenas de exercícios – começando em uma hora por semana – podem oferecer uma proteção significativa contra a depressão”.

 

“Nós ainda estamos tentando determinar exatamente por que os exercícios podem ter este efeito protetor, mas acreditamos que seja devido ao impacto conjunto dos diversos benefícios físicos e sociais, proporcionados pela atividade física”.

 

A equipe analisou dados do Estudo de Saúde do Condado Nord-Trondelag, uma das maiores pesquisas de saúde já realizadas, conduzida na Noruega entre janeiro de 1984 e junho de 1997.

Justen Celulares