Rui Car
05/12/2018 09h55 - Atualizado em 05/12/2018 08h10

Estudo recente diz que é possível enviar mensagens de texto durante o sono

72% daqueles que fazem isso não se lembram

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Para a maioria das pessoas, a hora de dormir é um tempo que você se deita, descansa a cabeça e continua assim até levantar da cama de novo. Mas para um seleto grupo, esse também pode ser um momento para comer, falar e, aparentemente, enviar mensagens.

 

Esse é a principal vertente de um novo estudo da Universidade Villanova. Na pesquisa, que foi publicada no Journal of American College Health, pesquisadores entrevistaram em 2013, 372 estudantes de duas diferentes universidades, sobre sua qualidade de sono e uso de celulares na hora de dormir. Os participantes foram questionados sobre quantas horas eles dormem e se deixam seus celulares na cama com eles.

 

E foi isso que os pesquisadores descobriram: Mais de 25% dos entrevistados disseram que enviam mensagens de texto enquanto dormem e 72% deles não se lembram que fizeram isso (até olharem seu celular no dia seguinte). E as pessoas que enviam textos dormindo foram mais propensas a falar que tiveram o sono interrompido e que mantiveram o celular em sua cama.

 

A pesquisa também tinha uma questão aberta na qual os estudantes podiam falar sobre como eles lidavam com essa situação atípica. Uma estudante disse que ela chegou a usar luvas enquanto dormia para evitar enviar mensagens, já que “colocar o celular em outro lugar não é uma opção. Eu tenho que deixar ele comigo.”

 

A boa notícia é: A maioria das pessoas relataram que o conteúdo das mensagens é totalmente sem sentido.

 

Aparentemente, esta não é uma situação limitada somente aos estudantes – muitas outras pessoas compartilharam em suas redes sociais que enviam mensagens de texto durante o sono.

 

São experiências como essa que fizeram com que Elizabeth Dowdell, a principal autora do estudo da Universidade de Villanova, iniciasse a pesquisa. Dowdell diz ao Yahoo Vida e Estilo que vários de seus alunos lhe falaram que mandam mensagens enquanto dormem, “Eu acho isso muito interessante”, ela diz.

 

A maioria dos estudantes que dormem perto de seus celulares são do sexo feminino, diz Dowdell, e a muitas delas falaram que checam o celular no dia seguinte para ver se mandaram alguma mensagem enquanto dormiam. “A maioria não estava disposta a desligar o celular de noite”, ela diz. “Algumas estudantes também disseram que o comportamento começou no ensino médio.”

 

E o que exatamente causa isso?

 

“Provavelmente existe uma série de coisas que podem causar essa anormalidade no sono”, disse o neurologista e pesquisador W. Christopher Winter, do Instituto Neurológico e do Sono de Charlottesville, e autor do livro A Solução Para O Sono: Por que Seu Sono Está Anormal e Como Consertá-lo, ao Yahoo Vida e Estilo. “Uma pequena porcentagem dessas pessoas provavelmente tem uma parassonia, que é um despertar anormal durante o sono profundo. Mas ao invés de andar pela casa e comer coisas que não se lembram, elas mandam mensagens.”

 

Outra explicação é que essas pessoas tem uma memória confusa quando acordam de um sono profundo, diz Winter. “Podemos ter um comportamento automático”, explica ele. “Essa é a razão pela qual conversamos com nossos parceiros no meio da noite, não lembramos o que foi dito e acordamos no meio da conversa.” Finalmente, beber álcool antes de ir para cama, pode ter um papel considerável nesse comportamento. “O álcool pode ter uma grande influência em ambos os casos e levar a este tipo de amnésia sobre aquilo que você está fazendo”, diz Winter.

 

Para diminuir as chances de que você envie mensagens para alguém durante o sono, Winter recomenda deixar o seu celular longe da sua cama “e fora da sua área de aproximação.” Se você quer manter seu celular em seu quarto, Winter recomenda colocá-lo dentro do seu guarda roupa. Dessa forma, você terá que fazer vários movimentos para pegar o celular, e estes movimentos lhe farão acordar, como sair da cama e andar pelo quarto em um piso frio. “Isso é muito importante”, ele diz.

 

Manter seu celular no silencioso para que você não acorde, também é uma boa ideia, segundo Winter. Mas se a sua luta contra o fato de mandar mensagens durante o sono persistir, você pode colocar um tipo de bloqueio no celular que exige que se resolva um problema de matemática para desbloqueá-lo. É quase impossível fazer isso dormindo, ele diz.

 

“Quem controla a tecnologia? Nós a controlamos. Somos nós que ligamos e desligamos ela”, acrescenta Dowdell. “Se você não consegue desligá-la, tente colocar alguns limites em torno dela, como o modo de bloqueio ou programe seu aparelho para que apenas algumas pessoas possam mandar mensagens para você durante a noite. E além disso, não se esqueça de tirar seu telefone da cama.”

 

 

Korin Miller

Justen Celulares