Rui Car
18/05/2017 11h37 - Atualizado em 18/05/2017 08h28

Estudo sugere que ler para seu bebê pode estimular suas habilidades linguísticas na infância

Os pesquisadores monitoraram mais de 250 pares de mães e bebês

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Se você não sabe ao certo se seu bebê de seis meses de idade está absorvendo o que você lê para ele, um novo estudo diz que sim.

 

A nova pesquisa, apresentada num encontro da Sociedade Acadêmica de Pediatria nos Estados Unidos, na semana passada, sugere que ler livros para seu filho no início da infância pode aumentar o seu vocabulário e favorecer suas habilidades de leitura quatro anos mais tarde, quando ele estiver iniciando a vida escolar.

 

Os pesquisadores monitoraram mais de 250 pares de mães e bebês, num período de quatro anos e meio, para observar quão bem as crianças entendiam palavras e avaliar suas habilidades de alfabetização e leitura.

 

As descobertas foram comparadas aos hábitos de leitura entre mães e filhos, considerando o número de livros presentes em casa, os dias de semana em que a mãe lia para seu filho, e a qualidade do momento de leitura compartilhado. A qualidade foi avaliada perguntando às mães se elas conversavam com os bebês sobre os livros, se as crianças interagiam com as imagens nas páginas e as emoções dos personagens, e se as histórias eram apropriadas para a idade delas.

 

Os pesquisadores fizeram ajustes, levando em conta as diferenças socioeconômicas, e descobriram que a quantidade e a qualidade da leitura nos primeiros anos influenciam o vocabulário da criança até quatro anos mais tarde. A qualidade da leitura dos livros no início da infância foi associada ao desenvolvimento de habilidades de leitura numa idade inferior, e tanto a qualidade quanto a quantidade de livros lidos durante estes anos iniciais, estavam fortemente relacionados às habilidades de alfabetização, como o fato da criança conseguir escrever seu nome aos quatro anos de idade.

 

“Estas descobertas são interessantes porque sugerem que ler para crianças pequenas, começando quando elas ainda são bebês, tem um efeito duradouro na linguagem, na alfabetização, e nas habilidades iniciais de leitura,” disse o autor principal e professor do Departamento de Pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque (NYU).

 

“O que os bebês estão aprendendo quando você lê para eles, tem um efeito significativo quatro anos mais tarde, quando estão prestes a começar o ensino primário”.

 

 

Olivia Blair

The Independent

Justen Celulares