Rui Car
12/05/2017 11h37 - Atualizado em 12/05/2017 08h18

Estudo sugere que mulheres buscam parceiros fisicamente parecidos com seus irmãos

Ela também sugeriu que “a familiaridade parece ser atrativa”

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Esta é uma lenda difundida há algum tempo, embora muitos torcessem para que não fosse verdadeira. Infelizmente, pesquisadores encontraram novas evidências de que as mulheres procuram parceiros amorosos que sejam fisicamente parecidos com seus irmãos.

 

Em um novo estudo, publicado no Evolution and Human Behaviour Journal, os participantes tiveram que avaliar o grau de similaridade das fotos de diferentes homens, sem saber que as imagens mostravam parceiros e irmãos de diversas mulheres.

 

Algumas fotos foram enviadas por voluntários (que agora podem estar arrependidos), e outras eram de irmãos e parceiros amorosos de figuras públicas e celebridades. Os participantes receberam uma folha de papel na qual uma coluna tinha uma foto do irmão de uma mulher, e outra coluna tinha imagens de quatro homens: três eram indivíduos escolhidos aleatoriamente, e um era o parceiro da mulher. Os participantes tinham que escolher qual homem da segunda coluna era mais parecido com o homem da primeira coluna.

 

Os pesquisadores encontraram “evidências claras de semelhança perceptual nas fotografias faciais dos parceiros e irmãos das mulheres”. A chance de que um participante escolhesse o parceiro da mulher era de uma em quatro, mas os dados mostraram que ele estava sendo escolhido com mais frequência do que isso. Quando os pesquisadores consideraram todas as variáveis, a taxa foi de aproximadamente 27%.

 

“[Nossas descobertas] não são uma regra para todas as mulheres, mas percebemos que, em níveis maiores do que os observados em um cenário aleatório, os parceiros foram considerados sutilmente parecidos com os irmãos das mulheres,” a pesquisadora principal, Tamsin Saxton, disse ao The Independent.

 

A Dra. Saxton se interessou pelas pesquisas na área após um estudo anterior ter indicado que as pessoas escolhem parceiros parecidos com seus pais, e pensou que uma lógica similar poderia ser aplicada aos irmãos.

 

Ela também sugeriu que “a familiaridade parece ser atrativa”, já que as pessoas costumam escolher companheiros com visões, interesses, e até preferências musicais parecidos com os seus, o que indica que “talvez este possa ser um aspecto relevante”.

 

Olivia Blair

The Independent

Justen Celulares