Rui Car
29/12/2022 15h36

Ex-Combatente da II Guerra Mundial, Walter Paganelli morre aos 101 anos

Cabo Paganelli também exerceu a função de farmacêutico prático na Cruz Vermelha Brasileira

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

Na madrugada desta quinta-feira (29), o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Walter Paganelli, morreu aos 101 anos, no Hospital OASE, em Timbó.

 

O veterano nasceu no ano de 1921, na cidade de Indaial mas residia em Benedito Novo.

 

Com 22 anos foi convocado e serviu como Soldado da 3º Companhia do 32º Batalhão de Caçadores, atual 23º Batalhão de Infantaria, Blumenau. Permaneceu por um ano e 7 meses. Mais tarde desembarcou em Caçapava (SP), no 6º Regimento de Infantaria como Cabo.

 

Foi chamado para servir na Companhia de Serviço do Departamento BE (Batalhão Escola) da Força Expedicionária Brasileira, na Vila Militar, Rio de Janeiro.

 

O catarinense embarcou para a guerra no Porto do Rio de Janeiro, em 1944 , junto com o 4º Escalão, no navio americano de transporte de tropas o U.S.S. Gen. Montgomery Cunningham Meigs AP-116,  composto por 5.239 homens e desembarcando 14 dias após no Porto de Nápoles, onde partiu rumo a Livorno, e de lá, para Staffoli, onde permaneceu até o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

Cabo Paganelli exerceu a função de farmacêutico prático na Cruz Vermelha Brasileira. Retornou em Setembro de 1945. Em 08 de maio de 2021, considerado o dia da vitória foi prestada uma homenagem na residência do considerado Herói Expedicionário

 

O cerimonial de despedida do ex-combatente será realizado na cidade de Benedito Novo, ainda nesta quinta-feira.

 

Fonte: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode
Justen Celulares