Rui Car
09/05/2017 10h45 - Atualizado em 09/05/2017 08h24

Falar palavrões ajuda a nos deixar mais fortes, diz estudo

Dá mais força aos músculos e potencializa a estamina no organismo

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Há quem critique aqueles usuários de academia que vociferam palavrões enquanto levantam peso, mas é bom começarmos a fazer o mesmo. Um novo estudo sugere que falar xingamentos enquanto se exercita dá mais força aos músculos e potencializa a estamina no organismo.

 

Os psicólogos conduziram testes em que os voluntários tinham que esbravejar palavrões antes de uma sessão intensa de malhação ou apertar ou dispositivo que mede a força das mãos. Ambos os experimentos mostraram uma mudança significante o desempenho dos participantes que proferiram os xingamentos do que naqueles que disseram palavras neutras.

 

O estudo dá sequência a uma pesquisa anterior que mostra como o palavrão aumenta a tolerância à dor, explicando a reação automática de xingar quando batemos um martelo no dedo, por exemplo. “Uma possível razão para isso é que falar palavrão estimula o sistema nervoso simpático do corpo – esse é o sistema que faz seu coração bater quando você está em perigo”, explica Richard Stephens, que liderou o estudo.

Justen Celulares