Rui Car
27/04/2021 14h52

Fato ou fake? Globo emite nota sobre suposto “documento sigiloso” que orienta sobre a cobertura da pandemia

Circula pelas redes sociais um print de um documento apontado como sigiloso e intitulado "Pauta para Covid - Rede Globo"

Assistência Familiar Alto Vale
Segundo a Globo, o

Segundo a Globo, o "documento" é falso (Foto: Reprodução)

Delta Ativa

Circula pelas redes sociais um print de um documento apontado como sigiloso e intitulado “Pauta para Covid – Rede Globo”. Nele, são listadas orientações sobre a cobertura da pandemia, como a proibição de mencionar outras doenças ou mortes por outras causas. 

 

Segundo a Rede Globo, o documento não existe. A emissora afirma que ele foi fabricado e tem elementos que mostram sua falsidade. A marca da Rede Globo usada na imagem, por exemplo, é antiga, como é possível ver na imagem abaixo. Além disso, o falso documento tem como data 2020, mas cita a crise da falta de oxigênio, ocorrida apenas em 2021.

 

Fonte:  GKPB

Fonte: GKPB

 

Na cartilha ainda aparece a assinatura do editor-chefe do Jornal Hoje, Claudio Marques, que não redigiu e jamais assinou as orientações. A Globo emitiu uma nota reforçando o seu compromisso com o jornalismo e repudiando sites que ajudam a disseminar a desinformação. 

 

Segundo a Globo, o "documento" é falso (Foto: Divulgação)

Confira o que de fato diz o suposto “documento” (Foto: Reprodução)

 

Veja a nota na íntegra

 

“A Globo tem como pilar o jornalismo de qualidade, praticado com isenção e pluralidade, o que é reconhecido por seu público. A Globo continuará vigilante e atuará de pronto na prevenção e em reação às denúncias de campanhas veiculadas em sites que disseminam desinformação, como sempre fez, e reafirma o seu compromisso com informação correta e com o seu o público. Periodicamente, surgem sites e perfis falsos em nome da Globo ou de seus talentos. Para ajudar o telespectador a se prevenir contra essas páginas, a emissora mantém permanentemente em seu site uma área de boatos e alertas, na qual o telespectador e o internauta podem se informar sobre o que anda circulando na rede.”


POR: RONEY DOMINGOS – G1

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares