Rui Car
29/07/2022 15h15

FOTOS: Catarinense cria coelhos gigantes e tamanho impressiona

Engenheiro agrônomo e a família trabalham com cunicultura e também criam mini coelhos em Dionísio Cerqueira

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Delta Ativa

De olhos vermelhos, de pelos branquinhos, de passo ligeiro, eu sou o coelhinho.” Alguns dos coelhos criados pelo engenheiro agrônomo do interior de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, Geovane Ruschel, são exatamente assim, mas possuem uma grande diferença: eles são gigantes e podem chegar a 9 kg. O tamanho dos peludinhos impressiona.

 

Família também investe na criação de mino coelhos. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

Família também investe na criação de mino coelhos. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

A família Ruschel investe na cunicultura e cria coelhos gigantes e também os mini, que pesam entre 800 gramas e 1 kg. A criação começou com o pai de Geovane, Silmar Carlos Ruschel, carinhosamente conhecido como Sr. Carlinhos, e a paixão pelos animais passou para o filho e agora para o neto, que com quatro anos já gosta de estar com os coelhinhos.

 

Coelhos gigantes podem chegar a 8 kg. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

Há cerca de 8 anos investimos em genética com coelhos de ponta. Atualmente temos as raças gigantes de Flandres, gigante crioulo e os mini anão Netherland”, explica Geovane.

 

Segundo Ruschel, a criação de coelhos começou como um hobbie e amor pelos animais, que foi gradualmente se tornando uma profissão. O foco da família é na reprodução de coelhos para venda de filhotes. A propriedade fica localizada na Linha Palmeira, interior do município.

 

Reprodutividade

 

Coelhos gigantes podem chegar a 8 kg. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

O engenheiro agrônomo destaca que o coelho é um dos animais mais prolíferos que existe. A gestação da coelha é de 30 a 34 dias e ela pode parir entre cinco e dez coelhinhos. O desmame na propriedade da família Ruschel é feito entre 45 e 60 dias.

 

Mas para criar coelhos é preciso muita dedicação e responsabilidade. Por serem animais delicados e sensíveis precisam de manejo e nutrição adequados para garantir a saúde e qualidade de vida.

 

A alimentação, conforme explica Ruschel, é baseada em ração específica para coelhos, com doses ideais para cada animal, assim como aveia, azevém, couve, capim, rami e feno que é um dos principais alimentos e garante  fibra e tira o estresse dos coelhos.

 

Coelhos gigantes chamam a atenção. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

Além disso, eles precisam ser mantidos em espaços adequados com assoalho ripado para não terem contato com a urina e as fezes, o que pode ser prejudicial à saúde. “Fornecer forrageira, batata-doce e feno também é muito importante.

 

Ruschel destaca que os coelhos são animais extremamente dóceis e fáceis para domesticar. Além de fofos, são espertos e adotam hávitos semelhantes a gatos e cachorros. “São ótimos para ter como animal de estimação, principalmente os minis.

 

Coelhos gigantes podem chegar a 8 kg. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 
Fonte: Caroline Figueiredo / ND+
Anuncie Aqui