Rui Car
09/02/2017 17h10 - Atualizado em 09/02/2017 16h25

Funcionária de creche é acusada de amamentar bebê sem a permissão da mãe

A funcionária de uma creche foi acusada

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Uma mãe quer prestar queixas contra a funcionária de uma creche que supostamente foi filmada amamentando seu filho sem a sua autorização. A mãe, da Carolina do Norte, Estados Unidos, afirma ter visto a cena nas gravações das câmeras de segurança da creche onde seu filho de três meses passa o dia.

 

De acordo com a ABC7, a filmagem mostra a funcionária ajeitando seu sutiã antes de levar a criança ao seio e amamentá-la. A mãe, que também trabalha na creche, explicou que na sexta-feira a funcionária lhe havia dito que seu filho estava constipado, e perguntou se ela queria que ela o amamentasse para tentar ajudar a resolver o problema.

 

Apesar da mãe ter recusado a oferta, ela alega que momentos depois de deixar o local, a funcionária foi vista nas filmagens amamentando seu filho.

 

O diretor da creche envolvida no incidente disse à ABC11 que outra funcionária lhe informou sobre o ocorrido, e que a mulher que amamentou a criança não está mais trabalhando no local.

 

Apesar disso, a mãe cujo filho foi amamentado quer prestar queixas para que a funcionária responda criminalmente.

 

“Para mim, um ato criminal foi cometido contra ele,” ela disse à ABC11. “Você não apenas amamentou o meu filho, mas também fez com que ele ficasse doente, pois ele é intolerante à lactose. Você colocou algo em seu corpo que ele não é capaz de digerir”.

 

Embora a polícia local tenha confirmado que está investigando o incidente, a mulher ainda não foi formalmente acusada.

 

O uso de amas de leite está se tornando popular novamente, mas a permissão é um tema complicado [Foto: Getty]
 

Para quem não sabe, uma ama de leite é uma mulher que amamenta o filho de outra pessoa quando a mãe não consegue ou não quer amamentar.

 

Embora possa parecer incomum, a prática vem se tornando mais popular, com a criação de grupos nas redes sociais para oferecer conselhos e apoio.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Netmums, focado em maternidade, uma em cada 25 mães britânicas está amamentando o bebê de um parente ou amigo, enquanto duas de cada cinco admitem que cogitariam a possibilidade de amamentar a criança de um estranho.

 

A pesquisa questionou duas mil mães a respeito da amamentação e das amas de leite e descobriu que, entre as mulheres entrevistadas, uma em cada sete acredita que o uso de uma ama de leite é a segunda melhor opção após amamentar o seu próprio filho.

 

Os defensores da prática afirmam que o uso de uma ama de leite oferece diversos benefícios para a saúde, mas também há alguns riscos que devem ser levados em consideração (alguns especialistas acreditam que a amamentação pode espalhar infecções como a hepatite e o HIV).

 

Esta não foi a primeira vez em que o tema da amamentação sem permissão foi destaque na mídia. Em 2012 uma coluna de Dear Prudie para a Slate detalhou o caso de uma jovem mãe pedindo conselhos depois que encontrou sua sogra amamentando seu filho recém-nascido. Em 2003, uma mulher respondeu criminalmente por ter amamentado o filho de outra pessoa numa creche nos Estados Unidos.

 

Independentemente de você ser a favor ou contra o uso de uma ama de leite, descobrir que seu bebê foi amamentado sem o seu consentimento, é algo difícil para qualquer mãe. A funcionária da creche pode ter tido a melhor das intenções ao amamentar o bebê de sua colega, mas fazer isso sem a autorização da mãe, vai contra o que os defensores das amas de leite estão tentando promover.

 

 

Marie Claire Dorking
Yahoo Style UK

Justen Celulares