Rui Car
10/04/2017 09h05 - Atualizado em 10/04/2017 08h30

Golpe de Páscoa no WhatsApp afeta mais de 300 mil pessoas em menos de 24h

Como se prevenir?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Depois das mensagens falsas que prometiam vale-presente no Boticário, hackers desenvolveram uma nova campanha que promete um ovo de Páscoa grátis nas lojas Kopenhagen. Segundo a empresa de segurança PSafe, o golpe está sendo disseminado via aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e já afetou mais de 300 mil brasileiros apenas nas últimas 24 horas.  

 

De acordo com os especialistas da companhia, a falsa campanha funciona de modo similar ao golpe do Boticário: o usuário recebe, via mensagens de contatos ou grupos do WhatsApp, um convite para participar da promoção. Ao clicar no falso voucher, a vítima é direcionada para uma página na qual deve responder a três perguntas relacionadas à marca.

 

Após responde-las, é incentivada a compartilhar o link do cupom com 10 amigos ou grupos do WhatsApp para poder ter acesso ao falso cupom, que lhe dá o direito de retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas Kopenhagen.

 

Depois de compartilhar com os amigos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em sites maliciosos, que podem causar prejuízos financeiros, assim como, baixar aplicativos falsos que podem infectar o smartphone ou deixa-lo vulnerável a outros tipos de crimes virtuais.“

 

Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento na quantidade de acessos nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

 

Como se prevenir – Para não se tornar mais uma vítima dos hackers, a PSafe recomenda a instalação de antivírus com a função “antiphishing” instalada, de forma a garantir uma navegação segura. Além disso, é aconselhável manter o sistema operacional dos smartphones sempre atualizado, só fazer download de apps em lojas oficiais, como a Google Play, e desconfiar de promoções exageradas que chegam por mensagens.

Justen Celulares