Rui Car
24/04/2018 07h10 - Atualizado em 23/04/2018 17h30

História de médico que arrisca a vida no trabalho missionário vira filme

Assistência Familiar Alto Vale
Gospel Prime

Gospel Prime

Delta Ativa

Um filme recém-lançado nos Estados Unidos chamado “The Heart Of Nuba” [O coração de Nuba], conta a história do médico cristão Tom Catena, que serve como missionário entre o povo que habita as Montanhas Nuba, sul do no Sudão, devastada pela guerra nos últimos anos.

 

Ele é o único cirurgião na região. O emocionante documentário mostra como Catena e um pequeno grupo de ajudantes conseguiu atender cerca de um milhão de pessoas. Ele administra o Hospital Mãe da Misericórdia, no meio de uma região remota.

 

A região, que é rica em petróleo, é vítima de bombardeios aéreos do próprio presidente do país, Omar al-Bashir. Considerado um criminoso de guerra por tribunais internacionais, ele é responsável por milhares de mortes, além da destruição de aldeias inteiras. O filme mostra que um dos objetivos do governo é extinguir o povo Nuba, que ele considera rebelde.

 

Sendo cristão em meio a um país majoritariamente muçulmano, o doutor Catena diz que está determinado a salvar vidas. Do começo ao fim do documentário, duas coisas permanecem constantes – a fé do médico (que é visto orando e lendo a Bíblia) e seu amor pelo povo Nuba.

 

“Este solitário cirurgião norte-americano cuida com igual compaixão de pacientes que sofrem com desnutrição, lepra, doenças tropicais e ferimentos graves infligidos pelos bombardeios ordenados por seu próprio presidente, Omar al-Bashir. Quando um governo pode atacar homens, mulheres e crianças indefesos com bombardeios e isso não repercute na mídia, causando uma reação do mundo, algo está terrivelmente errado”, diz o narrador em um trecho do documentário.

Justen Celulares