Rui Car
03/11/2017 13h56

Já conhece os benefícios do guaraná?

Saiba que ele é antioxidante, anti-inflamatório e capaz de tratar muitas doenças

Assistência Familiar Alto Vale
Adilson Barroso - Ambientalista

Adilson Barroso - Ambientalista

Delta Ativa

Você sabia que o guaraná é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório? E que ele também é capaz de combater doenças como câncer, diabetes e artrite, além de ser um estimulante natural? Pois é. O guaraná possui muitos benefícios à saúde.

 

Pertencente à família dos polifenóis, seu nome científico é Paullinia Cupana e ele pode te ajudar a viver mais saúde, isso porque sua composição é rica em catequinas, vitamina C e E, ou seja, o alimento é eficaz no tratamento de inflamações e envelhecimento precoce, além de diminuir o estresse oxidativo que é o responsável por doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.

 

Além de todas essas vantagens, a fruta também apresenta grandes ações anti-inflamatórias, o que, segundo estudos feitos pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, pode auxiliar efetivamente no tratamento de doenças crônicas.

 

Este fruto amazônico também traz propriedades que agem na inibição de uma citocina chamada TBF-alfa, responsável por agentes que causam inflamações. A citocina uma molécula relacionada ao processo inflamatório agudo e crônico, o que pode acarretar inúmeras patologias. 

 

Contudo, segundo os testes e estudos realizados o guaraná tem propriedades para tratar enfermidades como colite ulcerativa, psoríase e  reumatoide.

 

O consumo na forma de pó promove uma série de benefícios à saúde do organismo, como o estímulo e bom desempenho nas atividades físicas,  melhora a capacidade de concentração, proporciona alívio às dores de cabeça e auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol e açúcar no sangue. Também carrega fibras alimentares, como a pectina, que é um tipo de fibra solúvel e é rico em celulose e hemicelulose, que correspondem às fibras insolúveis. Por sua vez,  essas fibras ajudam no funcionamento do trato gastrointestinal.

 

O pó de guaraná também contém teofilina,  indicada no tratamento de doenças como broncoespasmo, enfisema e asma e enfisema. Isso ocorre porque o alimento causa dilatação dos vasos pulmonares e brônquios, relaxando a musculatura lisa.

Justen Celulares