Rui Car
01/11/2017 17h40 - Atualizado em 01/11/2017 11h24

Jota Quest comemora 20 anos de carreira com projeto acústico

DVD Desplugado reúne sucessos da banda com participações especiais

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Após 20 anos de estrada com pop, rock, funk e soul, a banda Jota Quest aposta em um trabalho acústico inédito para celebrar a marca histórica.

 

Com produção musical de Liminha e direção geral de Joana Mazzucchelli, o grupo mineiro começou a desenvolver o DVD Desplugado há seis meses. Ao R7, os artistas detalharam a nova empreitada.

 

— Pensávamos em fazer algo nessa linha [acústica], mas não sabíamos como. Enfim decidimos tirar a ideia do papel, refletir o que desejávamos transmitir e pensar no repertório que nos representasse, com as músicas de sucesso somadas às inéditas. O processo foi de resgate, com foco na canção, para deixá-la como protagonista.

 

Em duas décadas, a banda lançou 14 álbuns (oito de estúdio, cinco ao vivo e um em espanhol) e seis DVDs. Acostumados a agitar o público com apresentações envolventes nos shows, o grupo entrega que a maior dificuldade encontrada na gravação do acústico é a de “ficar parado” durante os cantos.

 

— O ambiente é novo. Somos do segmento pop rock nacional. Não estamos acostumados a cantar sentados, por exemplo. Vamos aprimorar e ter um desempenho melhor.

 

 

Com tantos números expressivos, os membros afirmam que o segredo do sucesso é ser leal ao que os integrantes acreditam.

 

— Somos legítimos no que pensamos. Isso é consequência do sucesso. Sempre fomos fiéis aos nossos ideais e isso transparece no som, independentemente do que acontece no mercado.

 

O “novo estilo” surpreendeu o público no dia da gravação. Foram dois dias de filmagem no Estúdios Quanta, em São Paulo, para plateia seleta de fãs, músicos, amigos e familiares.

 

 

O projeto inclui 25 faixas — regravação de 22 canções de todas as fases da carreira, incluindo Encontrar AlguémAs Dores Do MundoFácilSempre AssimO VentoDias Melhores, Oxigênio — e três músicas inéditas produzidas em parcerias com Alexandre Carlo (Natiruts), Wilson Sideral e Leoni, além das participações especiais de Milton Nascimento e Marcelo Falcão (ex-O Rappa).

 

— O Milton Nascimento é uma entidade, pessoa especial. Já havíamos trabalhado com ele em 2000, com a canção Desses Tantos Modos. Recentemente, ele gravou nossa música O Sol. Além disso, cantamos juntos em shows. Quando começamos a ensaiar para o acústico e tocamos a música, convidamos ele. O Falcão é uma figura que convivemos há anos. 

 
Justen Celulares