Rui Car
04/05/2017 09h55 - Atualizado em 04/05/2017 08h24

Jovem de 18 anos inventa sutiã que detecta câncer de mama

O uso do sutiã deve ser feito durante 60 até 90 minutos por semana

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Os jovens estão cada vez mais avançados quando o assunto é tecnologia e um mexicano de apenas 18 anos acaba de criar uma ferramenta revolucionária. Julian Rios Cantu inventou um sutiã capaz de detectar o câncer de mama.

 

Nomeado de EVA, o invento levou o primeiro lugar no Global Student Entrepreneur Awards e foi desenvolvido em parceria com três amigos de Julian. Segundo o jovem, sua inspiração para fazer o sutiã foi a batalha de sua mãe contra a doença, que resultou na retirada das mamas.

 

Divulgação/http://higia.tech
 

O Eva é equipado com cerca de 200 biossensores que permitem que o sutiã mapeie a superfície da mama, monitorando mudanças de temperatura, formato e peso. Em geral, o aumento de temperatura pode indicar maior fluxo sanguíneo, o que aponta que os vasos sanguíneos estão se alimentando de algo. Isso tende a ser algum tipo de câncer. “Assim que aparece uma má-formação ou tumor, há um excesso de vascularização. Quanto maior o fluxo de sangue, maior a temperatura”, explicou Julian ao Infobae.

 

O sutiã oferece uma alternativa mais precisa para verificar os próprios seios e é uma opção menos agressiva do que mamografias. “EVA é uma rede de biossensores que é colocado no seio da mulher, leva os dados de temperatura analisados e envia informações para um aplicativo ou qualquer computador”, diz Julian.

 

Divulgação/http://higia.tech
 
 

O uso do sutiã deve ser feito durante 60 até 90 minutos por semana para que qualquer mudança seja mapeada. Somente no México, o Ministério da Saúde registra atualmente o diagnóstico da doença em um paciente a cada 30 minutos, o que torna o EVA um aliado na identificação do câncer já no início. Saiba mais sobre o projeto no site da Higia Technologies, em inglês.

Justen Celulares