Rui Car
04/10/2017 08h11

Jovem faz sucesso no Instagram com ‘antes e depois’ de tratamento contra a acne

Kali, de 22 anos, não passou por uma sequência de cirurgias

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

O rosto de Kali Kushner está em todos os lugares. Ou, pelo menos, em todo o Instagram: espalhada na aba “Explorar”, em incontáveis imagens da hashtag #acne, e no seu feedcom legendas como “Wow!” e “Isso é muito impressionante”.

 

Kali, de 22 anos, não passou por uma sequência de cirurgias para ficar parecida com um desenho animado ou criou uma nova tendência maluca para sobrancelhas; seu “caminho” para se tornar famosa nas redes sociais inclui apenas suas fotos mostrando o “antes e depois” de um tratamento contra a acne, usando o medicamento Accutane. Ela vem documentando todo o processo no perfil @myfacestory há quase dois anos, e atraiu mais de 23 mil seguidores.

Photo credit: Courtesy of Kali Kushner
Crédito da imagem: Cortesia de Kali Kushner
 

“Honestamente, não comecei o perfil com o objetivo de atrair atenção,” diz Kali. “Eu estava apenas tentando monitorar o meu progresso durante o tratamento de seis meses com o Accutane”, o que, segundo ela, não foi sua primeira arma na batalha contra a acne cística.

 

“Eu sempre tive um pouco de acne durante o ensino médio, mas em 2014 ela piorou muito, cobrindo meu rosto inteiro,” ela conta. “Eu tentei literalmente tudo: o método de limpeza com óleos, no qual você lava o rosto com óleos vegetais, o método do homem das cavernas, no qual você não coloca absolutamente nada no rosto, e mais todos os cremes, loções e antibióticos que minha dermatologista prescreveu, mas nada funcionou”.

 

Photo credit: Courtesy of Kali Kushner
Crédito da imagem: Cortesia de Kali Kushner
 

Então, depois de passar um ano se sentindo “constantemente envergonha e chateada,” Kali conversou com sua dermatologista e iniciou um tratamento com o Accutane, que começou a limpar sua pele em poucas semanas. “Foi uma coisa mágica,” ela diz. “A única desvantagem foram os efeitos colaterais, que, para mim, foi o ressecamento excessivo da pele do corpo todo, causando muita dor, o dia todo, todos os dias. Eu demorava dez minutos para sair da cama pela manhã porque as minhas costas ficavam muito doloridas”.

 

Quando Kali começou a publicar imagens sem filtro (acompanhadas, é claro, de diversas hashtags relacionadas à acne e à pele) mostrando o progresso do tratamento e falando sobre os efeitos colaterais, os seguidores começaram a surgir, seguidos por inúmeras mensagens e comentários emocionantes de apoio. “É incrível receber tanto apoio de pessoas que não me conhecem”, diz Kali, que recebe até 50 mensagens por dia de pessoas pedindo conselhos ou comentando a sua jornada.

 

Photo credit: Courtesy of Kali Kushner
Crédito da imagem: Cortesia de Kali Kushner
 
 

“Eu achava isso muito estranho, porque não fiz nada demais, só tomei Accutane e tirei várias selfies, mas agora entendo que a razão pela qual as pessoas começaram a seguir a minha história é o fato de que ninguém publica fotos como estas,” diz Kali. “A acne é muito escondida e criticada na sociedade, e ter a pele limpa e suave é o epítome da beleza, então se você ousa postar uma foto com uma espinha, é quase como se algo estivesse errado com você, e isso é tão falso”.

 

Para Kali, a acne é uma doença muito incompreendida. “As pessoas acham que você tem acne porque é suja, não lava o rosto, ou não se cuida, diz ela, “mas é uma questão de hormônios, nível de açúcar no sangue, e genética, mais do que qualquer outra coisa. E ainda assim, as pessoas criticam como se fosse algo que você não estivesse se esforçando para resolver. Esta é a ideia que eu tento afastar com o meu Instagram”.

 

Photo credit: Courtesy of Kali Kushner
Crédito da imagem: Cortesia de Kali Kushner
 

Embora o tratamento de Kali com o Accutane já tenha terminado há mais de um ano, ela ainda publica selfies regularmente, para monitorar o progresso da sua pele, que ficou com algumas cicatrizes decorrentes da severidade da acne. Na verdade, a evolução das cicatrizes também foi surpreendente. Usando uma combinação de vitamina C e dermaroller por um ano, ela conseguiu reduzir significativamente boa parte das marcas mais profundas que tinha nas bochechas.

 

“Eu tenho uma predisposição genética para a acne, então aprendi que minha pele terá altos e baixos, que poderá ficar melhor ou pior em um mês ou outro, e isso não é motivo para sentir vergonha,” diz Kali. “Eu sei que isso soa brega, mas você é muito mais do que a sua acne, e se você quiser usar o Accutane para se sentir mais autoconfiante, use, mas faça por você, e não porque está tentando ter uma imagem perfeita que se encaixe nos nossos padrões de beleza”.

 

Ainda que a isotretinoína (nome farmacêutico do Accutane) seja tratada por muitos como um medicamento milagroso, ele causa efeitos colaterais significativos. Embora a maior parte deles desapareça após o fim do tratamento, existe o risco de efeitos crônicos a longo prazo, por isso é fundamental que você converse sobre todos os detalhes com um dermatologista antes de começar.

 

Eu provavelmente não preciso lhe dizer isso, MAS experimentar os efeitos psicológicos da acne é algo MUITO real. Coisas como depressão, raiva, e ansiedade podem ser associadas à acne, independentemente da severidade. Muitas vezes isso é varrido para baixo do tapete, mas estou aqui para lhe dizer que é completamente NORMAL se sentir assim e que você não está sozinho! Muitas pessoas não vão entender e vão tentar oferecer conselhos inúteis – não porque elas não se importam, mas porque não conseguem compreender totalmente, a não ser que já tenham passado por uma situação similar. Eu quero que você saiba que não há problema algum em se sentir assim de vez em quando! Há cerca de dois anos (imagem à esquerda) minha acne estava em seu pior estado. Eu me comparava constantemente com os outros e pensava que não era boa o suficiente por causa da minha pele. Naquela época eu nunca saía de casa sem estar com o rosto completamente maquiado, e agora (imagem à direita), não uso maquiagem há meses. Somente quando eu comecei a me comparar COMIGO MESMA, é que notei uma mudança real na minha perspectiva e bem-estar físico e mental. Eu sei que é difícil, mas quero que você pare um minuto para pensar numa pequena coisa que você pode fazer para se sentir melhor (para VOCÊ e ninguém mais!) Pare de se comparar com os outros, afaste os pensamentos negativos, pare de acreditar que será feliz se tiver “____”. Comece a acreditar em SI MESMO. VOCÊ se basta. Pele perfeita NÃO = vida perfeita. Vida perfeita = percepção e atitude. Seja o seu próprio farol.

 

 

CHLOE METZGER

Justen Celulares