Rui Car
21/05/2021 15h12 - Atualizado em 21/05/2021 15h13

Jovem nos EUA arrecada 400 quilos em suprimentos médicos para cidade da avó na Índia

Noor Shaik, de 27 anos, ficou comovida com situação em Bangalore após conversar com a avó, de 83 anos, por telefone, e pediu ajuda a orientador na universidade

Assistência Familiar Alto Vale
Noor Shaik ao lado de algumas das doações que recebeu (Foto: Reprodução / Twitter / Thomas Jefferson University)

Noor Shaik ao lado de algumas das doações que recebeu (Foto: Reprodução / Twitter / Thomas Jefferson University)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Uma jovem de origem indiana arrecadou mais de 400 quilos em suprimentos médicos, que estão sendo enviados para a cidade de Bangalore, na Índia, onde vivem sua avó e seus tios.

 

Noor Shaik, de 27 anos, decidiu pedir doações após se comover com a situação do país de sua família, que bateu esta semana o recorde de maior número de mortes diárias por Covid-19 desde o início da pandemia.

 

Shiak é estudante de medicina na Filadélfia, e, após ouvir o relato da avó, de 83 anos, sobre a situação em Bangalore em uma conversa por telefone no dia 24 de abril, diz ter ficado arrasada. Ela conversou então com sua mãe, que a incentivou a agir. “Ela me disse: ‘vamos chorar por isso ou vamos fazer alguma coisa?’”, lembra a jovem.

 

Ao site The Lily, Shiak explica que pediu ajuda a seu orientador na Thomas Jefferson University, Wayne Bond Lau. Este, por sua vez, entrou em contato com indústrias farmacêuticas, e algumas delas se reuniram e decidiram doar os suprimentos.

 

Inicialmente, a estudante imaginou que seriam apenas algumas caixas com máscaras e luvas. Mas pacotes com roupas hospitalares e até mesmo cânulas e kits para traqueostomias começaram a chegar, e logo o espaço em seu dormitório na faculdade já não era suficiente.

 

Familiares de Noor Shaik ajudam a carregar caminhão com doações recebidas — Foto: Reprodução/Breath for Humanity

Familiares de Noor Shaik ajudam a carregar caminhão com doações recebidas (Foto: Reprodução / Breath for Humanity)

Shiak voltou para a casa dos pais, que também está abarrotada de caixas que esperam para serem despachadas. Uma empresa ofereceu o envio de um primeiro lote gratuitamente, e vai cobrar um preço reduzido para mandar o restante.

 

O que começou como um pedido modesto se tornou um projeto, ganhou nome, “Breath for Humanity” e um blog que relata a experiência.

 

A primeira carga, que inclui 45 mil máscaras N95, 12 mil protetores faciais e 22 respiradores, doados pelo Hospital da Universidade da Pensilvânia, partiu no dia 10 e deveria ter chegado a Bangalore no dia 17 de maio, mas sofreu um atraso pela remarcação de um voo.

 

Feliz com a proporção que sua iniciativa ganhou, Shiak agora espera a realização de seu maior desejo: “ver minha avó totalmente vacinada e livre para poder sair de casa novamente”.


FONTE: G1

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.
Justen Celulares