Rui Car
16/02/2017 09h55 - Atualizado em 16/02/2017 08h15

Jovem vencedor de concurso de programação do Google não tem internet

O jovem pretende desenvolver um modelo de compressão de dados único

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Um jovem de 17 anos é o primeiro vencedor africano da Google Coden-in, uma competição de programação aberta a estudantes do mundo todo. Mas Nji Collins Gbah não teve “vida fácil” no desenvolvimento de seu projeto, afinal ele teve que se mudar para um município a 370 quilômetros de sua casa, pois o governo camaronês decidiu cortar a internet de sua cidade natal.

 

E não pense que Nji tinha estudado antes de se inscrever no concurso. Ele decidiu participar utilizando apenas os conhecimentos adquiridos por conta própria durante dois anos, fazendo uso de livros e de artigos na web.

 

Quando as incrições da concorrida premiação terminou, Nji já havia completado 20 trabalhos, em todas as categorias criadas pelo Google. E em um lance de “sorte” – ou de azar depende do ponto de vista – a internet do jovem saiu do ar 24 horas após a conclusão dos desafios propostos.

 

Dias depois do corte, ele soube que era um dos ganhadores do Grande Prêmio do Google Code-In, que contou com a participação de 1.300 jovens de 62 países. Como prêmio, Nji vai passar quatro dias na sede do Google, na Califórnia.

 

Só que o futuro de um programador é limitado sem acesso à internet. O jovem pretende desenvolver um modelo de compressão de dados único, que melhore a capacidade de transferência e armazenamento dos mesmos, isso obviamente quando o governo reconectar Bamenda, cidade natal de Nji, a web. Só não sabemos quando isso vai acontecer.

 

Com informações da BBC e do G1.

Justen Celulares