Rui Car
31/01/2020 14h29

Lorena Vieira, esposa de Rennan da Penha, revela que sofreu racismo em banco

O youtuber Felipe Neto pediu uma explicação urgente

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Lorena Vieira, esposa do DJ Rennan da Penha, usou as redes sociais para contar que foi vítima de preconceito e racismo em uma agência do Banco Itaú nesta quinta-feira (30). Segundo a esteticista, o caso foi parar na delegacia após funcionários do banco a impedirem de sacar R$ 1500 e afirmarem que as movimentações de sua conta são “suspeitas”.

 

Em entrevista ao G1, Lorena deu mais detalhes. Ela contou que foi buscar o cartão que não chegou em sua casa e as funcionárias da agência, que fica na Zona Norte do Rio, a levaram direto para a delegacia.

 

“Elas (as funcionárias) estavam falando que ‘entrou uma quantidade de dinheiro e a gente não sabe de onde vem’. Eu fiquei sem entender. Eles começaram a cochichar, os funcionários do banco começaram a me olhar. A funcionária falou para a gente esperar um pouco e saiu. Ela não voltou mais, quem voltou foi a Polícia Civil. Três policiais, falando para eu ir para a delegacia”, explicou.

 
 

Segundo a companheira de Rennan, os policiais também agiram com preconceito assim que chegaram na agência. Revoltada pela forma como foi tratada, a moça até rasgou a identidade. “O policial falou que era quase impossível saber se era eu, porque o meu cabelo estava liso, falou que era pra eu jogar minha identidade fora e fazer outra com o meu cabelo natural. Aí eu rasguei. Se é uma pessoa branca que tem o cabelo alisado e depois deixa encaracolar, ninguém faria isso”, disparou.

 

Em nota, o Banco Itaú lamentou o ocorrido e afirmou que o procedimento adotado na agência é padrão em casos de suspeita de fraude. “Não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero. O objetivo era proteger os recursos de Lorenna de possível fraude, uma vez que já havia um bloqueio preventivo de sua conta corrente e era difícil identificá-la com o documento apresentado no caixa. O Itaú Unibanco acredita que toda forma de discriminação racial deve ser combatida”, diz o comunicado.

 

 

Nas redes sociais, famosos e anônimos se solidarizaram com a esteticista. O ator José de Abreu prometeu fechar sua conta caso o banco não consiga provar que não agiu com má intenção. O ex-BBB Rodrigo França lembrou que o banco faz propaganda com atores negros, mas a forma como tratou Lorena contradiz essa “política de igualdade”. Já o youtuber Felipe Neto pediu uma explicação urgente.

Justen Celulares