Rui Car
12/06/2017 16h10 - Atualizado em 12/06/2017 13h42

Madrid inicia campanha para que homens fechem as pernas no transporte público

Uma iniciativa semelhante foi lançada no sistema de metrô de Nova Iorque

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Autoridades do sistema de transporte público de Madrid, capital da Espanha, estão se posicionando contra uma prática egoísta de alguns homens que ficam “espalhados” nos assentos de ônibus e metrôs da cidade.

 

O termo manspreading é definido como “a postura de homens que abrem suas pernas excessivamente e ocupam os espaços dos assentos vizinhos”.

 

A Companhia Municipal de Transporte de Madrid (EMT) lançou uma campanha em parceria com o grupo Microrrelatos Feministas.

 

“Todo o transporte público tem adesivos explicando que é necessário ceder o assento para mulheres grávidas, pessoas com carrinhos de bebês, idosos e pessoas com deficiências, mas há algo que afeta a todos nós, praticamente todas as vezes em que usamos o transporte público: “os homens espaçosos”, comentou o grupo.

 

Numa tentativa de combater a prática, um alerta será colocado nos trens, mostrando um homem vermelho invadindo o assento ao seu lado.

 

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Embora o termo oficial para descrever a situação tenha surgido no Reino Unido, a prática se tornou um problema em todo o mundo.

 

Uma iniciativa semelhante foi lançada no sistema de metrô de Nova Iorque, Estados Unidos, em 2014, com o título: “Cara, pare de se espalhar, por favor. É uma questão de espaço”.

 

A campanha em Madrid foi uma resposta a estas outras histórias de sucesso, de acordo com o EMT: “Este novo adesivo de alerta é similar aos que já existem em outros sistemas de transporte ao redor do mundo, para evitar que as pessoas mantenham uma postura que deixe os outros desconfortáveis”.

 

O próximo da vez: Londres.

 

 

Lauren Sharkey

Yahoo Style UK

Justen Celulares