Rui Car
08/03/2018 10h45 - Atualizado em 08/03/2018 09h08

Mãe faz alerta sobre uma complicação que geralmente ocorre após a retirada das amígdalas

A pequena Evie, de 3 anos, sofreu complicações, depois que passou por uma amigdalectomia

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

A mãe compartilhou o momento em que a amigdalectomia de sua filha se transformou numa cena digna de filme de terror – seis dias após a cirurgia.

 

Danna Davidson, de Queensland, Austrália, ficou inacreditavelmente nervosa quando a filha de três anos, Evie, passou por uma cirurgia para a remoção das amígdalas e adenoides. No entanto, uma semana depois, ela realmente teve motivo para pânico, já que Evie começou a sangrar demais.

 

De acordo com Danna, Evie estava respondendo bem após o procedimento, e os médicos lhe deram alta, apenas com analgésicos. Nos dias posteriores à cirurgia, a menina sentiu apenas a dor que já era esperada.

 

Quase uma semana depois, Evie estava deitada em casa e começou a vomitar sangue.

 

Atenção: As imagens abaixo são fortes

Momentos depois, Danna chamou uma ambulância, freneticamente, pois sua filha de três anos continuava a vomitar sangue – incluindo um coágulo sanguíneo que ficou pendurado em sua boca.

 

“Eu fiquei muito agitada, e gritava, ‘Ela está morrendo, ela está morrendo!’” disse Danna ao Cafe Mom, lembrando o “dia mais assustador de sua vida”.

 

Evie conseguiu se manter calma, apesar de todo o sangue, e tentou inclusive acalmar sua mãe.

 

Evie começou a vomitar sangue alguns dias depois de passar por uma amigdalectomia (Danna Davidson)
 

Embora Danna soubesse que havia um risco de sangramento após a cirurgia, ela não imaginava que a complicação pudesse ocorrer tanto tempo depois.

 

Quando os paramédicos chegaram, eles também ficaram surpresos com a quantidade de sangue, e aconselharam Danna a tirar fotos para mostrar aos médicos quanto sangue a menina havia perdido.

 

De acordo com Danna, os médicos disseram que nunca haviam visto uma criança perder tanto sangue por uma complicação cirúrgica, embora os sangramentos possam acontecer, em alguns casos.

 

Os médicos ficaram surpresos com a quantidade de sangue (Danna Davidson)
 
 

Danna disse ao The Independent: “Eu sabia que isso poderia acontecer, mas quando é o seu filho e a quantidade de sangue é tão grande, você fica muito assustada”.

 

Evie foi estabilizada na UTI e passou duas noites se recuperando na unidade pediátrica.

 

Os paramédicos sugeriram que Danna fotografasse o sangue para mostrar aos médicos quanto Evie havia perdido (Danna Davidson)
 

Apesar da quantidade de sangue ser suficiente para deixar qualquer pai com medo, a reação de Evie à amigdalectomia não é um fato raro, especialmente em crianças.

 
Evie melhorou após dois dias no hospital (Danna Davidson)
 
 

De acordo com o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido), a amigdalectomia é a remoção cirúrgica das amígdalas – um procedimento comum em pessoas que sofrem com casos recorrentes de amigdalite.

 

O NHS também alerta que pode ocorrer sangramento ao longo das duas semanas após a operação, especialmente quando a crosta que protege a cicatriz se solta – de quatro a oito dias depois do procedimento.

 

Embora o sangramento após a cirurgia não costume ser sério, ele é assustador.

 

 

Chelsea Ritschel

The Independent

Justen Celulares