Rui Car
20/06/2018 08h52

Mãe inicia debate ao perguntar se é aceitável deixar os filhos sozinhos no carro

Deixar as crianças no carro é irresponsabilidade ou necessidade?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Este é um dilema que muitos pais já enfrentaram. Você precisa fazer compras no supermercado, mas seus filhos estão com você. Então, você os leva, sabendo que eles vão reclamar o tempo todo (e acabarão “de castigo” na seção de frutas e vegetais), ou tranca o carro com eles dentro e compra o que precisa calmamente, sem a presença de crianças?

 

Uma mulher que faz parte da categoria “deixar as crianças no carro” dividiu opiniões online depois de admitir que deixou seus filhos no veículo “por cerca de 15 minutos” enquanto fez uma compra rápida no supermercado.

 

“Hoje eu deixei meus filhos de 9 e 7 anos sozinhos no carro, parado no estacionamento, por cerca de 15 minutos,” escreveu ela no Mumsnet.

 

Apesar de ter estacionado o carro “na sombra” em um “dia fresco”, a mãe perguntou aos outros usuários por que “algumas pessoas acham que é idiotice fazer isso”, e questionou se sua atitude foi “realmente irresponsável”.

 

“Com que idade você deixaria seus filhos sozinhos no carro por um curto período de tempo?” ela concluiu a publicação.

 

Outras mães e pais rapidamente deram suas opiniões sobre o tema polêmico.

 

Alguns usuários acreditam que jamais se deve deixar crianças sozinhas no carro, independentemente da idade.

 

“Eu não faria isso. A temperatura dentro do carro não é o único risco,” escreveu alguém.

 

“Não, nunca. Os meus gostam de brincar com os botões e mexer em tudo, e provavelmente começariam a buzinar quando descobrissem como fazê-lo”, outra comentou.

 

“Nunca, principalmente nesta idade,” outra concordou. “Eu ficaria preocupada se visse crianças sozinhas dentro de um carro. Pessoas preocupadas podem alertar os seguranças da loja ou até chamar a polícia. Sim, as coisas podem dar errado”.

 

Outros pais concordaram com a publicação e afirmaram que é aceitável deixar crianças sozinhas, mas por pouco tempo.

 

“Não há problema nisso! Eu deixo meus filhos mais novos. Provavelmente não deixaria se fosse fazer uma compra grande, porque eles ficariam entediados, mas para comprar uma coisa ou outra não vejo problema,” escreveu uma mãe.

 

“Eu deixo meus filhos de 8 e 6 anos sozinhos o tempo todo quando entro em lojas, e faço isso há algum tempo,” outra mãe concordou. “Eu deixo as janelas abertas e eles ficam lendo um livro enquanto eu vou buscar o que estamos precisando. Onde eu moro, é completamente normal fazer isso – as pessoas não ficam nervosas com isso”.

 

“Eu deixo meus filhos de 7 e 4 anos no estacionamento do mercado local regularmente, por cerca de 5 a 10 minutos. Eles não conseguem dar partida no carro ou soltar o freio de mão. A pior coisa que eles já fizeram foi ligar o som num volume muito alto,” comentou outra usuária.

 

Em que situações é aceitável deixar crianças sozinhas no carro? [Foto: Getty]
 

 
O que a lei diz sobre deixar crianças em veículos sem supervisão?

De acordo com o site do governo britânico, não há uma lei específica sobre as circunstâncias em que você pode deixar crianças no carro.

 

“A lei não estipula uma idade a partir da qual a criança pode ficar sozinha, mas é um crime deixá-la desacompanhada, se isso a colocar em risco,” explica o site.

 

A recomendação é usar o bom senso em relação à maturidade da criança antes de decidir deixá-la sozinha, seja no carro ou em casa.

 

A Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra as Crianças (NSPCC, na sigla em inglês) diz:

 

  • Crianças com menos de 12 anos raramente são maduras o suficiente para serem deixadas sozinhas por um longo período de tempo.
  • Crianças com menos de 16 anos não devem ser deixadas sozinhas durante toda a noite.
  • Bebês e crianças pequenas jamais devem ser deixados sozinhos.

 

Vale ressaltar que os pais podem ser processados se deixarem uma criança sem supervisão “numa situação que possa causar sofrimento ou danos desnecessários à saúde dela”.

 

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares