Rui Car
23/06/2017 09h05 - Atualizado em 23/06/2017 08h18

Mães que estão amamentando podem ingerir bebidas alcoólicas?

É seguro amamentar se você ingere bebidas alcoólicas?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Os pais de um bebê de sete meses foram presos porque a mãe da criança estava tomando cerveja enquanto a amamentava, num bar nos Estados Unidos.

 

Na última sexta-feira a polícia foi chamada ao Wild Beaver Saloon em Indianapolis, Indiana, depois que uma mulher foi vista tomando uma cerveja e amamentando, ao mesmo tempo. De acordo com um informe enviado ao Yahoo Beauty pela promotoria do Condado de Marion, quando a polícia perguntou a Shari Treba, de 42 anos, por que ela havia levado seu bebê a um bar, ela respondeu que estava na cidade com seu marido, Michael Trosclair, de 43 anos, para um congresso, e ambos queriam tomar alguns drinques com seus colegas de trabalho.

 

Michael Trosclair e Shari Treba. (Foto: IMPD)
 

Agora, Treba e Trosclair estão sendo formalmente acusados de negligência e intoxicação pública de dependente.

 

É preciso ressaltar que este caso é mais extremo do que uma situação em que uma mãe toma um drinque ou dois – o casal levou o bebê a um bar e, de acordo com o relatório policial, Treba não conseguia responder às perguntas dos policiais e estava oferecendo sexo aos clientes do local, em troca de cerveja. Além disso, Trosclair havia amarrado o carrinho do lado de fora do bar, deixando a criança sozinha e sem supervisão.

 

Apesar disso, a questão de mães poderem ou não consumir álcool enquanto estão amamentando – sim, inclusive ao mesmo tempo – é um pouco confusa. De acordo com a Academia Americana de Pediatria dos Estados Unidos (AAP), as mulheres devem evitar beber “regularmente” enquanto amamentam, porque o álcool pode chegar ao leite materno e afetar negativamente o sabor, fazendo com que o bebê se recuse a mamar. A AAP desmente a “lenda” de que tomar cerveja impulsiona a produção de leite da mulher, e aconselha que as mães aguardem duas horas antes de amamentar após consumirem bebidas alcoólicas.

 

Estudos prévios mostraram que o álcool pode interferir nos padrões de sono do bebê, e que ingerir mais de um drinque, diariamente, pode prejudicar a função motora na idade de 1 ano. No entanto, segundo a ABC News, as descobertas sobre este último ponto não foram duplicadas em um estudo posterior.

 

“Nós não estamos absolutamente certos dos efeitos do álcool em bebês amamentados porque os dados não são sólidos,” disse Tami Rowen, ginecologista e obstetra de São Francisco, ao Yahoo Beauty. “Todos os estudos são observacionais ou retrospectivos, porque não é ético pedir que mulheres que estão amamentando consumam álcool para que possamos estudá-las”.

 

Os níveis de álcool no leite materno se reduzem por volta de uma hora após a ingestão, por isso algumas mulheres simplesmente esperam antes de amamentar. No entanto, aquelas que não quiserem ficar com os seios cheios de leite durante este período, podem tirá-lo manualmente ou com a ajuda de uma bombinha e descartá-lo na pia antes de amamentar o bebê.

 

“A palavra-chave é moderação,” diz Rowen. “Bebendo casualmente, pouquíssimo álcool chegará ao leite materno. Inerentemente, não há nada de errado em amamentar e beber [moderadamente]”.

 

 

Elise Solé

Yahoo Beauty

Justen Celulares