Rui Car
12/12/2018 09h08

Mais da metade dos adultos já arruinaram a ceia de Natal, segundo pesquisa

Mesmo os chefs mais confiantes podem descobrir que preparar uma ceia de Natal é um desafio

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Servir o molho errado, deixar a comida cair no chão e queimar as mãos na panela são os erros mais comuns na ceia de Natal, segundo um estudo. Pesquisadores que entrevistaram 2.000 adultos, descobriram que em algum momento, seis entre 10 participantes já arruinaram a principal refeição de Natal.

 

Cozinhar demais as cenouras, queimar os porcos cobertos com papel laminado e encharcar as batatas com óleo também estão na lista dos 20 acidentes mais comuns.

 

Mas, apesar de acidentalmente cremar ou esquecer de descongelar o peru, mais de um quinto dos adultos classificaram as suas habilidades de cozinhar como “excelentes”, enquanto a outra metade disse que classificam como “boas”.

 

O estudo também descobriu que muitos deixavam os miúdos dentro do peru, criando um molho que era muito ralo e também cozinhavam demais as couves de Bruxelas, tão comuns nas mesas dos europeus.

 

Foi revelado que em média uma pessoa fará uma ceia de Natal para 5 pessoas e quatro em cada 10 admitiram que cozinham pior se pessoas estiverem observando-as.

 

A pior pessoa para quem precisamos cozinhar nesse dia é a sogra (14%), seguida por um parceiro ou cônjuge (11%). Muitos também lutavam com a hora, sendo que 26% dos adultos entrevistados afirmam que servir tudo na mesa é a parte mais difícil de se acertar na ceia de Natal.

 

Um outro quinto disse que é difícil manter uma aparência calma sendo o anfitrião, e que se sentiam estressados preparando a refeição. E 13% disseram que acham difícil entreter a família ao mesmo tempo que cozinham.

 

Mas para 17% dos entrevistados, a preparação é a ceia dar errado por causa do excesso de álcool na parte da manhã, o que significa que o jantar foi preparado em meio a uma “névoa” de bebidas alcoólicas.

 

Quando se tratava da comida, mais da metade das pessoas disse que tinha mais preocupação em estragar o peru, enquanto 47% tentavam resguardar as batatas, de acordo com o estudo da OnePoll.

 

Andre Dupin, chefe de cozinha da empresa HelloFresh UK, disse: “Essa pesquisa mostra que mesmo os chefs mais confiantes podem descobrir que preparar uma ceia de Natal é um desafio, particularmente quando cozinham para um grande número de pessoas.

 

“Preparar uma festa como essa envolve muitos elementos diferentes e você precisa estar bastante confiante na cozinha para conseguir reunir cada um destes elementos ao mesmo tempo.”

 

“Quase metade das pessoas entrevistadas admitiram que coordenar o cozimento do peru, os acompanhamentos e os molhos, é a coisa mais difícil da ceia de Natal.”

 

 

SWNS

Emma Elsworthy

The Independent

Justen Celulares