Rui Car
13/06/2019 08h59

Melhorar a comunicação faz o seu relacionamento durar mais

Opte por se comunicar face a face, o máximo que puder

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Em qualquer relacionamento, aprender o estilo de comunicação ou a “linguagem amorosa” do outro é fundamental para fazer com que alguém se sinta ouvido e compreendido. Quando você não sente que está sendo ouvido, você não se sente amado.

 

Portanto, compreender as técnicas de comunicação eficazes ajudará você a se comunicar melhor com seu parceiro – e a sentir menos medo de falar sobre seus sentimentos.

 

Se você acha que está se distanciando do relacionamento, porque você e seu parceiro não conversam com frequência, então é hora de se perguntar “Qual é a minha linguagem do amor?”. Você saberá qual método é mais confortável para você lidar com seu parceiro.Quanto mais se entenderem, mais confortável, feliz e amado você se sentirá.

 

Para manter um relacionamento saudável, você deve saber se comunicar melhor com seu parceiro. Há cinco partes no processo de comunicação: o remetente (a pessoa que se comunica), a codificação da mensagem (como você traduz a mensagem do seu pensamento em palavras ou texto), o seu canal de comunicação (como você decide retransmitir a mensagem), o receptor (a pessoa que recebe a mensagem) e o feedback.

 

A comunicação é considerada eficaz quando a mensagem do “remetente” é entregue com sucesso ao “receptor” e retransmitida através do “feedback”. Isso significa que ambos têm o mesmo entendimento da mensagem e não há confusão sobre o significado ou a intenção.

 

A comunicação é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos casais

Vamos supor que você é o remetente da mensagem. O problema nesse estágio é que às vezes você não é cauteloso com sua escolha de palavras, tom de voz ou linguagem corporal. Você pode dizer palavras ofensivas, elevar a voz com o parceiro ou apontar o dedo enquanto fala. Não usar o “canal de comunicação” certo também é um fator. Canais de comunicação incluem escrever, como mensagens de texto, bate-papos ou e-mails, telefonemas e a comunicação face a face.

 

Algumas pessoas optam por postar seus problemas amorosos nas redes sociais, em vez de escolher o diálogo com o parceiro, e isso coloca seu relacionamento em risco. Outras usam chat ou mensagens de texto para falar dos seus problemas aos parceiros, o que, muitas vezes, leva a problemas de comunicação. Isso ocorre porque seu parceiro pode ter interpretações erradas da mensagem, já que ela não consegue ver sua expressão facial ou ouvir o tom da sua voz.

 

O “receptor”, por outro lado, deve ler, observar ou ouvir atentamente a mensagem do remetente para que decifre e entenda corretamente a mensagem. Se o receptor não entender a mensagem, haverá um “feedback” negativo. Portanto, a comunicação falha porque o destinatário não consegue entender a mensagem do remetente.

 

Aqui estão três maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação, fortalecer seu relacionamento e aprender a falar a “linguagem do amor” do seu parceiro:

 

1. Escolha o momento certo para falar

É importante esperar o momento certo para conversar com seu parceiro – especialmente quando vocês tiveram uma discussão. Você e seu parceiro devem estar calmos, sem pressa e sem estresse quando estiverem conversando sobre um problema. Às vezes, as pessoas tendem a trazer problemas para os parceiros nos momentos errados; especialmente quando estão muito emotivas.

 

Se o seu parceiro está de mau humor, cansado ou distraído, e você, do nada, invade a sala para falar sobre o que está te incomodando, isso só piora a situação. Isso ocorre porque os dois não estão emocional e mentalmente preparados para a conversa. Você pode não estar atento às suas escolhas de palavras e pode soar como se estivesse atacando o outro. Isso o deixará na defensiva.

 

2. Opte por se comunicar face a face, o máximo que puder

Mensagens de texto podem levar a desnecessários erros de interpretação, por isso é melhor conversar pessoalmente com o seu parceiro. Certifique-se de que ele está num momento que possa lhe dar toda a atenção quando você for conversar. Mantenha contato visual ao falar, ouça quando ele estiver falando e responda com calma.

 

3. Desenvolva a habilidade de ouvir o outro

Às vezes, a razão pela qual você sente que não está sendo ouvida é que não está ouvindo seu parceiro quando ele está falando ou expressando os sentimentos dele. Você deve ouvir seu parceiro quando ele estiver dizendo algo. Não interrompa enquanto ele está falando. Mostre que você o escuta e que entende o que ele está dizendo. Só responda depois que ele terminar de falar.

 

Se você quer se comunicar melhor com seu parceiro e quer que vocês dois se entendam melhor, um sábio conselho é aprender qual é a sua linguagem do amor e se tornar fluente nela. As habilidades de comunicação fortalecerão seu relacionamento e farão dos argumentos e mal-entendidos algo do passado!

Justen Celulares