Rui Car
17/10/2017 16h10 - Atualizado em 17/10/2017 14h01

Menino de 10 anos recebe prêmio pela forma como cuida de seus irmãos com deficiência

"Ele tem muitas qualidades maravilhosas"

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Joe Johnson não é como a maioria dos meninos da sua idade. O pequeno menino de 10 anos de idade tem irmãos gêmeos de 13, Jack e Charlie, com necessidades especiais, além de uma irmã de 3 anos chamada Megan.

 

Jack tem paralisia cerebral, dificuldades de aprendizagem e atraso no desenvolvimento. Charlie tem autismo, epilepsia, deficiência visual cortical, dificuldades de aprendizagem e atraso no desenvolvimento. Assim que Joe aprendeu a falar e andar, começou a tomar conta de seus irmãos e a ajudar, sempre que eles precisavam de algum auxílio.

 

Por isso, ele foi o vencedor do prêmio da categoria ‘Young Carer’ (Jovem Cuidador) da edição de 2017 do Yorkshire Children of Courage Awards, realizada na última sexta-feira, 13 de outubro.

 

“Nós ficamos muito orgulhosos quando ouvimos o anúncio de que Joe havia vencido,” disse sua mãe, Karen Johnson, em entrevista ao HuffPost UK. “Joe ficou surpreso e muito feliz, ele tinha um enorme sorriso no rosto”.

 

“Ele está muito satisfeito por ter vencido e extremamente ansioso para mostrar o troféu aos seus amigos na escola”.

 

Karen Johnson and her partner Paul, and from left to right: Joe, Jack, Megan and Charlie. (KarenJohnson)
Karen Johnson e seu marido, Paul, com os filhos. Da esquerda para a direita: Joe, Jack, Megan e Charlie. (KarenJohnson)
 

Para Joe, cuidar de seus irmãos é mais do que ajudar com tarefas simples. Embora ele esteja acostumado a “dar uma mão” quando eles estão se vestindo, entrando no carro ou subindo no ônibus escolar, seu papel envolve muito mais do que isso. Joe é o apoio de seus irmãos, sempre que eles precisam.

 

“A primeira coisa que me vem à cabeça quando penso em Joe é que ele é generoso, atencioso e amável,” disse Karen, de West Yorkshire, na Inglaterra, ao HuffPost UK. “Eu também diria que ele é independente, amigável, inteligente, paciente e sensível”.

 

“Joe tem cuidado de seus irmãos desde que eu me lembro. Assim que ele começou a fazer coisas que eles não conseguiam fazer, quis ajudar os irmãos. Ninguém nunca teve que pedir que ele fizesse isso”.

 

“Ele vai até eles automaticamente. Joe nos deixa orgulhosos todos os dias, não apenas pela forma como cuida de seus irmãos, mas pelo jovem atencioso e dedicado que ele está se tornando”.

 

(KarenJohnson)
(KarenJohnson)
 

Karen diz que tem muitos exemplos de como Joe faz o possível e o impossível por seus irmãos. Um deles foi no dia em que Charlie teve uma convulsão e Joe soube exatamente o que fazer para manter a situação sob controle.

 

“Quando Charlie teve uma convulsão, Joe levou os outros dois [Jack e Megan] para fora com o objetivo de deixar o ambiente mais calmo para Charlie,” ela explicou. “Ele pegou o que eu precisava para cuidar de Charlie, e me trouxe o telefone para que eu pudesse pedir ajuda”.

 

“Uma vez Charlie teve um surto e estava tentando me machucar, pois não sabia lidar com a sua raiva. Joe pegou Megan e disse ‘Vamos sair e brincar’. Ele a levou para um lugar seguro e permitiu que eu acalmasse Charlie sozinha.

 

“Joe costuma tentar acalmar Charlie de várias maneiras quando ele parece estar chegando perto de um surto – ele é muito bom nisso”.

 

Joe and his brother Charlie.  (KarenJohnson)
Joe e seu irmão Charlie.  (KarenJohnson)
 

Karen contou que, uma vez, Charlie precisou ter fios colados à sua cabeça, em uma consulta para monitorar a epilepsia, e ficou muito infeliz com isso. Joe se ofereceu para comprar um presente para ele, usando o dinheiro que havia recebido em seu aniversário.

 

“Além disso, quando Jack fez uma cirurgia, no ano passado, Joe ficou muito preocupado e perguntou se poderia visitar e jogar jogos com o irmão no hospital para ‘deixá-lo de bom humor’”.

 

“Ele sempre tentou incluir Jack em suas brincadeiras,” ela acrescentou.

 

A generosidade de Joe não se limita à sua vida em casa. Sua mãe descobriu recentemente que ele recebeu a “Estrela da Semana” na escola por dar apoio a alunos novos, com necessidades especiais de educação.

 

Ela já havia ouvido relatos de que ele é um dos membros mais atenciosos da sala.

 

(KarenJohnson)
(KarenJohnson)
 

“Joe merece este prêmio como reconhecimento por tudo que faz, e para mostrar o quanto nós, como família, o amamos e o admiramos,” disse Karen.

 

“Ele não vê o que faz como sendo uma coisa tão especial – ele simplesmente faz o que acredita, e por mais que isso possa ser difícil em algumas situações, ele nunca reclama. Ele nunca se sentiu ressentido com os meninos ou com o tempo e as coisas que nós temos que fazer, de forma diferente, por causa deles”.

 

“Ele tem muitas qualidades maravilhosas, e tenho certeza de que adquiriu algumas delas por causa do relacionamento com seus irmãos”.

 

HuffPost UK

Justen Celulares