Rui Car
31/12/2018 09h00 - Atualizado em 31/12/2018 09h01

Menino de 6 anos é flagrado fazendo tarefa de matemática com ajuda da Alexa

O vídeo do flagrante tem apenas 11 segundos, mas já foi visto mais de 8,2 milhões de vezes

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Todo mundo que tem smartphone tem acesso à assistente virtual, seja ela Siri ou Google. Uma assistente popular nos Estados Unidos é a Amazon Alexa, que interage por voz para tocar músicas, fazer lista de compras, dar informações sobre o trânsito e controlar aparelhos inteligentes.

 

Quem não perde tempo para pensar em usos úteis para a assistente são as crianças. Uma família de Nova Jersey (EUA) havia acabado de comprar um Amazon Echo para usar a assistente Alexa, quando o filho de seis anos, Jariel, já pensou que ela poderia ser muito útil para ajudá-lo na tarefa de matemática.

 

 

Sua mãe, Yerelyn Cueva, o pegou no flagra perguntando para o aparelho: “Alexa, quando é 5 menos 3?”. O Amazon Echo rapidamente deu a resposta correta, e a mãe gritou “menino!!”.

 

O vídeo do flagrante tem apenas 11 segundos, mas já foi visto mais de 8,2 milhões de vezes.

 

“Foi um dia normal de tarefa. Eu estava na sala de estar e o ouvi perguntando para Alexa alguns problemas de matemática, e eu não podia acreditar. O que você não vê é que depois ele fala ‘Obrigado, Alexa, por me ajudar com minha tarefa’”, diz a mãe.

 

Jariel estava fazendo a tarefa de férias de inverno que sua escola passou. “O engraçado é que matemática é a matéria favorita dele. Fiquei surpresa porque ele sabe como fazer. Ele só estava sendo preguiçoso, pegando um atalho”, justifica ela.

 

Yerelyn diz que vai desligar o aparelho quando estiver na hora do filho dela fazer lição de casa.

 

Não é à toa que as crianças são apaixonadas por tecnologia. Esses assistentes virtuais são realmente úteis e bem fáceis de usar. Confira o flagrante no vídeo abaixo:

 

 

Primeiras palavras do bebê

Os assistentes estão tão onipresentes que estão até influenciando as primeiras palavras dos bebês. Mary Beth Foster é uma mãe da Carolina do Norte (EUA) e contou para a Associate Press que as primeiras palavras do seu bebê foram “Ok, Google”, depois de ouvir a frase sendo repetida inúmeras vezes em sua casa.

 

Papagaio guloso

Um papagaio no Reino Unido foi flagrado pedindo para Alexa comprar alguns lanchinhos para ele. O papagaio-cinzento ativava a assistente enquanto sua dona não estava em casa e pedia que Alexa tocasse música e contasse piadas. Ele até tentou comprar alguns itens pela Amazon, mas a dona foi mais esperta e colocou alguns controles de compra que impediram o fechamento do negócio.

 

Ele tentou comprar sorvete e morangos. Um estudo de 2012 da Royal Society (Reino Unido) mostrou que os papagaios-cinzentos têm habilidades cognitivas em algumas áreas semelhantes ao nível de uma criança de 3 anos.

 

Vendas lá em cima

Mesmo com esses acidentes de percurso, Alexa parece estar se tornando cada vez mais popular. A Amazon anunciou pouco antes do Natal que vendeu milhões de aparelhos em 2018, sem contar com as vendas de última hora. [NYPostNYPost]

Justen Celulares