Rui Car
10/07/2021 10h06 - Atualizado em 10/07/2021 10h07

Meteoro de luz intensa a mais de 70 mil km/h é visto no céu de SC

Câmaras fixadas em Monte Castelo, no Planalto Norte, flagraram o fenômeno que chamou atenção nesta semana

Assistência Familiar Alto Vale
Meteoro a mais de 70.000 km/h foi flagrado em Monte Castelo (Foto: Jocimar Justino / Arquivo pessoal)

Meteoro a mais de 70.000 km/h foi flagrado em Monte Castelo (Foto: Jocimar Justino / Arquivo pessoal)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Viu algo brilhando no céu de Santa Catarina? Pode ser, então, que você tenha flagrado o meteoro de brilho intenso que passou iluminando o céu catarinense na noite da última quinta-feira (08).

 

O fenômeno, que pôde ser visto a olho nu por volta das 18h40, foi registrado pelas câmeras de monitoramento do astrônomo amador Jocimar Justino, em Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado. Veja o momento em que o meteoro passa pelo céu:

 

 

Jocimar faz parte da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), que constatou a passagem do meteoro a mais de 70 mil km/h. Apesar do brilho intenso que chamou a atenção de muita gente, a estimativa é que o meteoro seja pequeno, até menor que uma bola de basquete.

 

O que são os meteoros?

 

Meteoro é o nome que se dá a essa explosão brilhante que ocorre quando fragmentos sólidos entram na atmosfera, provocando o efeito de luz. Já esses fragmentos são formados por pedaços de rocha e poeira espacial que entram em combustão ao entrarem em contato com a atmosfera da Terra.

 

Segundo Jocimar, é provável que o meteoro visto em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo e no Rio Grande do Sul tenha sido todo consumido na entrada da atmosfera, sem chegar a cair no solo.

 

A passagem de meteoros é comum em todo o planeta, principalmente em alguns meses do ano. “Eu já cheguei a registrar mais de 100 meteoros em um dia, mas para isso as condições climáticas precisam estar favoráveis. Nesse caso, foi uma chuva de meteoros em um dia com poucas nuvens”, explica Jocimar.

 

O meteoro flagrado na quinta (08) é considerado esporádico, já que não veio de uma direção específica do céu com algum estudo pré-determinado sobre a presença do fenômeno.

 

É interessante catalogar meteoros esporádicos pra saber se no ano que vem vão surgir na mesma época, na mesma direção no céu. Você pode estar diante de uma nova chuva de meteoros”, destaca Jocimar. Segundo ele, cerca de 2.000 meteoros já foram flagrados no céu catarinense neste ano.


POR: JULIANE GUERREIRO – ND+ / COM INFORMAÇÕES DE MIKAEL MELO – NDTV

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares