Rui Car
02/07/2019 11h12 - Atualizado em 02/07/2019 09h06

Meteoroide atingiu a Terra logo depois se ser observado por telescópio

A rocha foi chamada de 2019 MO

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Um meteoroide do tamanho de uma geladeira foi identificado por telescópios do Havaí no sábado (29) às 18h30 (horário de Brasília), momentos antes de entrar na atmosfera da Terra e se transformar em uma bola de fogo. Isso aconteceu sobre a região sul de Porto Rico.

 

O astrônomo Peter Brown da Universidade Western (Canadá) afirmou que o impacto foi equivalente à explosão de 4,5 mil toneladas de TNT.

 

A rocha foi chamada de 2019 MO. De acordo com a NASA, nossa atmosfera só é atingida uma vez por ano por um meteoro deste tamanho ou maior. O mais interessante sobre o 2019 MO, porém, é que ele foi observado por telescópios antes de entrar na atmosfera. Isso só aconteceu quatro vezes na história, de acordo com o astrônomo amador Ernesto Guido.

 

As outras três vezes foram observadas nos últimos 12 anos. Isso não significa que houve um aumento de meteoros na Terra nos últimos anos, e sim que tem acontecido um grande avanço na tecnologia dos equipamentos de astrônomos, que permite estas visualizações. [CNET]

Justen Celulares